Notícias / ACATE e UFSC vencem o Startup Awards 2022

ACATE e UFSC vencem o Startup Awards 2022

Startup Awards 2022

Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) são vencedoras da 10ª edição do Startup Awards — o maior prêmio do ecossistema de inovação do Brasil — nas categorias “Hub de Inovação” e “Universidade”, respectivamente. Os resultados foram anunciados em cerimônia presencial, no dia 18 de novembro, durante a Conferência Anual de Startups e Empreendedorismo (CASE), em São Paulo (SP).

Pelo quinto ano consecutivo, a ACATE foi reconhecida como um centro de conexão de destaque, por seu trabalho reunindo empresas inovadoras, fomentando a comunidade local e gerando oportunidades de negócios. Em 2018 e 2019, a entidade conquistou o primeiro lugar, ultrapassando grandes nomes do cenário nacional. Já em 2020 e 2021, alcançou o top 3 do ranking, mas não levou o título.

A UFSC, por sua vez, conquista o segundo título na premiação. O primeiro foi recebido em 2016. Já em 2021, a instituição ficou no top 3. O protagonismo da Universidade no desenvolvimento regional tem sido reconhecido, graças à promoção de conteúdos e áreas voltadas à educação empreendedora no mercado de inovação e startups em sua grade curricular.

Promovido pela Associação Brasileira de Startups (Abstartups), em co-realização com a Blanko, o Startup Awards existe para prestigiar os agentes mais importantes do ano no cenário de empreendedorismo digital brasileiro, em 15 (quinze) categorias. Quem ganha a honraria, recebe da organização um troféu e uma capa heroica. Os indicados e indicadas são escolhidos através de voto popular, enquanto a eleição dos vencedores é feita pela Academia.

Além da ACATE e da UFSC, outros players do ecossistema catarinense foram destaque no Startup Awards. A empresa  49 educação foi contemplada na categoria “Educação”, assim como a Ambev — conectada ao programa LinkLab —, na categoria “Corporate”. Na etapa anterior, ainda alcançaram o top 3 o grupo Blumenau Startups, em “Comunidade revelação”; o Sebrae, na categoria “Corporate”; e Rafael Silva, como “Investidor Anjo”.

>> Para conhecer mais sobre o Startup Awards, acesse o site oficial do evento.