EMPREENDA EM FLORIANÓPOLIS

Florianópolis é um dos principais polos de inovação no Brasil, resultado obtido com a combinação: mercado, universidade e governo voltados ao desenvolvimento de ciência e tecnologia. As empresas de base tecnológica compõem o principal setor econômico da capital catarinense, o qual continua em crescimento mesmo durante o período de crise econômica nacional. Esse setor gera um faturamento de mais de 5 bilhões de reais anuais. A cidade também é líder dos polos de tecnologia da região Sul e a terceira do país em faturamento médio.

De forma mais abrangente, segundo o Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) da Endeavor, em 2014 a capital catarinense foi a cidade mais empreendedora do Brasil, e a segunda em 2015, 2016 e 2017, ficando atrás somente da capital nacional de negócios, a cidade de São Paulo. A análise destacou que isso se deve não apenas à cultura inovadora da cidade, mas também ao seu capital humano, o qual se traduz em profissionais altamente qualificados para criar, desenvolver ou investir nos negócios presentes em Florianópolis. O grande diferencial da capital catarinense na economia são as pessoas. Considerando esse contexto, a cidade também instituiu diversas medidas que incentivam e agilizam a abertura de novos negócios, como:

PROGRAMA DE INCENTIVO FISCAL À INOVAÇÃO – “LEI ROUANET DA INOVAÇÃO”

Iniciativa da PMF que visa selecionar projetos ligados a um dos oito arranjos promotores de inovação credenciados ao município para captar até 20% do Imposto Sobre Serviços (ISS) e 20% do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de contribuintes, por meio de mecanismo similar ao da Lei Rouanet.

AGILIZA FLORIPA

Facilita o licenciamento de construções de até 750 m² no município, permitindo a liberação do alvará de construção em 10 dias úteis.

MICROEMPREENDEDORES INDIVIDUAIS (MEI)

Microempreendedores Individuais (MEI) e Micro e Pequenas Empresas que possuem CNAEs de baixa complexidade, ou que não exigem obrigatoriamente uma sede física para operar (representantes comerciais; desenvolvimento de software, etc.) podem utilizar imóvel residencial para registro.

ALVARÁ DE FUNCIONAMENTO CONDICIONADO

O Alvará de Funcionamento Condicionado possui validade de um ano para atividades comerciais, industriais, institucionais e de prestação de serviços que se aplica para empresas que possuem CNAEs de baixa complexidade, estabelecidas em imóveis de até 750 metros quadrados sem Habite-se.

“IPTU ZERO PARA STARTUPS” NO CENTRO HISTÓRICO

Proposta da Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF) atualmente em tramitação na Câmara de Vereadores, a qual prevê isenção de impostos para empresas que se instalarem nessa região tradicionalmente ligada à economia criativa.

BANCO DE TALENTOS

Confira as vagas abertas no setor tecnológico e um repositório de currículos de profissionais da área no Banco de Talentos da ACATE.

EMPREENDA NOS CENTROS DE INOVAÇÃO

Os centros de inovação dispõem de recursos, infraestrutura e serviços compartilhados que possibilitam a capacitação de talentos para negócios e inovação, além de conectar os diferentes atores do ecossistema de inovação. São uma ótima oportunidade para empreendedores, empreendimentos, profissionais liberais e projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I).

Cada centro de inovação da Rede de Inovação Florianópolis possui um escritório de promoção da inovação. O escritório é um espaço de acolhimento, orientação e suporte que oferece informação sobre o ecossistema e os serviços necessários para o desenvolvimento dos negócios. É a porta de entrada do potencial empreendedor para o mundo da inovação, bem como um ponto de apoio para o empreendedor que já atua ou que deseja atuar em Florianópolis. Entre em contato com um centro de inovação e saiba mais.

ENTRE EM CONTATO
COM A REDE DE INOVAÇÃO
FLORIANÓPOLIS

* Campos obrigatórios

© 2018 InCuca - Soluções Tecnológicas
X