Projeto pioneiro no país de teste e validação de soluções inovadoras está sendo executado em Florianópolis
Incentivar a prática de exercícios físicos e o turismo; compreender o fluxo de veículos para melhorar o planejamento urbano; aperfeiçoar o cultivo de alimentos em hortas urbanas; analisar as demandas da sociedade por meio de dados e mídias; automatizar o atendimento das forças de segurança e de fornecedores de energia; incentivar a mobilidade compartilhada e sustentável; e fornecer conectividade e automação para fortalecer o comércio local. Essas são algumas das iniciativas propostas pelas empresas selecionadas que estão participando do primeiro ciclo de um projeto pioneiro no país: o Living Lab Florianópolis. O programa é uma iniciativa da Rede de Inovação Florianópolis executado pela Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), com apoio da Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF) e Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF).
A iniciativa, que está em fase de execução até o mês de julho, visa promover a cultura de inovação entre os cidadãos e aproximá-los de novas tecnologias, estimulando o empreendedorismo e o desenvolvimento tecnológico para solucionar problemas urbanos, gerando benefícios mútuos para a sociedade na tentativa de tornar as cidades mais inteligentes.
A Metodologia VIA Living Lab
O grupo VIA Estação Conhecimento, vinculado ao Departamento de Engenharia do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina participa desde o início do planejamento do programa, no desenvolvimento de um modelo de implantação, operação e acompanhamento personalizado. Com benchmarking nacional e internacional e apoio de Josep Miquel Piqué, a Metodologia VIA Living Lab leva em consideração o ecossistema de inovação local e o ambiente urbano de Florianópolis.
Como ocorreu a seleção
O chamamento público de soluções foi aberto a empresas, universidades, instituições de Ciência e Tecnologia, órgãos da administração pública nacionais e internacionais. As empresas interessadas em testar soluções em um ambiente real puderam se inscrever no processo de seleção, seguindo o edital. Elas deveriam apresentar produtos ou serviços inovadores capazes de atender demandas da cidade ou explorar oportunidades existentes. Um dos requisitos da seleção foi quanto ao estado de maturidade da solução e o tempo pelo qual ela deveria ser disponibilizada. Assim, as soluções deveriam estar na fase de produto desenvolvido ou protótipo funcional, para serem testadas durante seis meses diretamente com o público alvo antes do lançamento.
Dessa maneira, o Living Lab:
- Intermedeia o teste de soluções na cidade, conectando usuários aos órgãos e organizações necessárias para a implementação das soluções;
- Acompanha (por meio de um planejamento) o usuário na preparação dos testes, no aprimoramento e na validação da solução e do empreendedor;
- Realiza atividades para engajamento da comunidade acadêmica (apresentando conhecimento científico) e convoca atores da sociedade e do governo para apresentarem demandas.
Confira as empresas participantes desse primeiro ciclo do Programa Living Lab Florianópolis:
Para informações sobre o programa, acompanhe o Facebook do Living Lab.