O que é necessário para fazer parte de um Centro de Inovação?
Um Centro de Inovação é uma comunidade que valoriza o conhecimento voltado à cultura da inovação e ao empreendedorismo. Esses espaços são propícios para o compartilhamento de ideias, experiências criativas, networking e parcerias. Cada Centro de Inovação tem o papel de ativar o ecossistema de tecnologia local e desenvolver uma cultura que possibilite gerar e escalar negócios inovadores. Confira, em detalhes, todos os agentes atuantes em um Centro de Inovação e saiba como a sua empresa pode fazer parte.
Os Centros de Inovação são espaços ricos para startups, corporações, investidores, profissionais independentes, estudantes e pessoas com vontade de empreender. Todos esses atores podem se conectar aos Centros de Inovação de alguma forma.
Startups: podem participar de eventos, aceleradoras, têm oportunidade de oferecer suas soluções tecnológicas, fazer parcerias com grandes empresas, ter acesso a investidores e a crédito, inovação aberta e diversos programas de incentivo.
Corporações: podem criar projetos de pesquisa e desenvolvimento, participar de programas de inovação aberta, ter assessoramento com mentores, espaço para eventos próprios e networking para resolução de desafios.
Investidores: têm acesso a negócios inovadores, garantias de investimento, intermediações e negociações, eventos e parcerias.
Profissionais independentes: podem participar de eventos, realizar networking e fazer parte de programas estratégicos de cada unidade.
Estudantes: podem participar de programas de formação, pré-incubadoras e estágios.
Pessoas com vontade de empreender: podem participar de programas de formação, acompanhamento e desenvolvimento de novos modelos de negócio, eventos de tecnologia e inovação e networking com outros atores do ecossistema.
Em Florianópolis, existem 4 Centros de Inovação credenciados à Rede de Inovação, são eles:
CIA Primavera (no bairro Saco Grande em Florianópolis);
CIA Downtown (Centro de Florianópolis);
CIA Sapiens Parque (no bairro Canasvieiras, norte da ilha)
Soho (no bairro Coqueiros, em Florianópolis)
A criação de novos modelos de negócio, o compartilhamento de conhecimento e a formação de parcerias são pilares no desenvolvimento dos Centros de Inovação. Aos empreendedores, startups ou projetos de pesquisa e desenvolvimento que desejam inovar e desenvolver modelos de negócios junto a esses outros atores do ecossistema, são oferecidas salas para locação. Para isso, é necessário que seja uma empresa de tecnologia ou vinculada a um dos CNAEs do setor. A análise é feita pela coordenação de cada Centro de Inovação.
Como integrar um Centro de Inovação?
Para fazer parte de um Centro de Inovação Acate (CIA) o primeiro passo é criar um Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) e se associar à Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE). Em seguida, é avaliado se a empresa está dentro da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) do setor de tecnologia. Nessas condições, o empreendedor pode buscar por uma sala dentro dos Centros de Inovação em Florianópolis.
Empreendedores de outras áreas de atuação podem fazer parte do Centro de Inovação Soho, que agrega tanto empresas de tecnologia quanto de outras áreas e setores. Os Centros de Inovação também possuem espaços de Coworking (Impact Hub no CIA Primavera, Cool2Work no CIA Downtown e HorizonAuri no CIA Sapiens Parque) como opção para empreendedores.
Para mais informações sobre as salas disponíveis em todos os Centros de Inovação e para solicitar locação entre em contato pelo e-mail: redecia@acate.com.br.