Jornada Startups 2026 seleciona até 150 novos negócios de tecnologia em Santa Catarina
Empresas de tecnologia de Santa Catarina que buscam acelerar o crescimento e ampliar a presença no mercado já podem se inscrever para a edição 2026 do Jornada Startups, lançada oficialmente na última terça-feira (17). O programa de pré-aceleração, realizado pela ACATE e pelo Sebrae Startups, foca em negócios que já possuem um Produto Mínimo Viável (MVP) e que precisam vencer a etapa inicial de entrada no mercado. As inscrições podem ser feitas até o dia 21 de abril neste link.
Em cinco anos, a iniciativa já apoiou mais de 665 negócios, consolidando-se como uma ferramenta de desenvolvimento econômico regional. Os dados da edição de 2025 ilustram bem o impacto prático do Jornada Startups, que se consolidou como um divisor de águas no ambiente de inovação. Ao todo, 38% das startups aumentaram seu faturamento ao longo do programa, 48% foi o crescimento médio no número de clientes pagantes e a nota de satisfação dos participantes chegou a 9,8.
“O Jornada Startups nasceu com o propósito de encurtar o caminho entre a ideia e o primeiro cliente, mas ao longo dessas cinco edições percebemos que o programa vai muito além disso. Ele conecta empreendedores a um ecossistema vivo, onde as oportunidades de negócio, investimento e crescimento estão acessíveis desde o primeiro dia. Ver o aumento de faturamento das empresas durante o programa é a prova de que estamos no caminho certo”, afirma Diego Ramos, presidente da ACATE.
O programa estrutura sua metodologia para resolver um desafio específico das startups que superaram a fase de ideia, mas que agora precisam superar a etapa de validação comercial, concentrando esforços na conquista dos primeiros clientes para provar a viabilidade do negócio. No mercado, essa fase é conhecida como “vale da morte”, estágio em que muitas empresas encerram as atividades por falta de estrutura comercial ou gestão financeira.
“Santa Catarina tem um ecossistema de inovação maduro e competitivo, e o Jornada Startups é uma das ferramentas que ajudam a sustentar esse protagonismo. O Sebrae Startups acredita que o acesso a formação qualificada, mentoria especializada e conexões estratégicas faz toda a diferença para uma startup nos seus primeiros anos de vida. A edição de 2026 representa mais uma oportunidade concreta para empreendedores catarinenses transformarem seus projetos em negócios de alto impacto”, destaca Luiza Pedroso, gestora de Projetos de Inovação do Sebrae Startups.
Além da realização pela ACATE e pelo Sebrae Startups, o programa Jornada Startups conta com o patrocínio da Softcon.
Mentorias e visibilidade
Além de passarem por uma trilha de capacitação e mentorias focadas na conquista dos primeiros clientes, as startups que se destacarem durante o programa disputarão um Demoday no Startup Summit 2026. O evento ocorre em agosto, em Florianópolis, e contará com premiação para as três melhores colocadas.
Todas as empresas participantes do Jornada Startups têm acesso garantido à formação empreendedora. Contudo, as startups que já são ou que optarem por se tornar associadas à ACATE contam com diferenciais exclusivos: uma rede com mais de 90 mentores especialistas, benefícios em ferramentas como AWS, Google e Zoho, além de uma conexão direta com o ecossistema através das Verticais de Negócios e do programa ACATE Startups, essenciais para reduzir custos e acelerar a validação comercial.
A divulgação de até 150 empresas selecionadas está prevista para 11 de maio e o início oficial do programa ocorre em 21 de maio. O Jornada Startups tem caráter presencial no kick-off e no evento final, com as etapas intermediárias realizadas de forma online.
Serviço:
O quê: Jornada Startups 2026
Quando: inscrições até o dia 21 de abril
Onde se inscrever: neste link
Requisitos: possuir CNPJ em Santa Catarina; ter CNAE de tecnologia; ser uma startup em fase de ideação, validação ou geração de demanda (operação)
Fique por dentro do ecossistema! Siga a Rede de Inovação Florianópolis no Instagram e acompanhe também a ACATE através da newsletter, do LinkedIn e do Instagram.


