Florianópolis fortalece a inovação com programas municipais para empreendedores
Florianópolis continua a se consolidar como um dos principais polos de inovação de Santa Catarina e do Brasil. A capital catarinense possui 850 startups, conforme dados do Sebrae Startups Report SC, e 25% do PIB municipal é proveniente do setor de tecnologia, de acordo com o Observatório de Inovação. Mas você conhece as iniciativas e programas que estimulam o desenvolvimento de negócios inovadores no município?
A Ilha do Silício ou a Capital Nacional das Startups – como Floripa também é conhecida – possui projetos que reduzem a burocracia para a abertura de empresas, garantem incentivos a novos negócios e fomentam o desenvolvimento de soluções inovadoras que beneficiam o município e seus cidadãos.
Conheça algumas iniciativas que facilitam empreender em Florianópolis e fortalecem a inovação:
Floripa Mais Simples: É um serviço integrado da Prefeitura da Capital, com a Junta Comercial de Santa Catarina (JUCESC), que permite abrir empresas na categoria de baixo risco em até cinco horas e de forma totalmente digital. A iniciativa busca reduzir barreiras e facilitar a entrada de novas mentes empreendedoras no mercado, incentivando quem quer dar os primeiros passos e formalizar suas ideias.
Programa de Incentivo à Inovação (PII): Apoia empresas de tecnologia no desenvolvimento de novas soluções. A iniciativa possibilita que empresas inovadoras recebam até 20% do ISSQN e do IPTU destinado por contribuintes incentivadores para transformar projetos em realidade e estimular ideias que podem gerar impacto na economia e na vida das pessoas. É mais uma forma de fortalecer o ecossistema e mostrar que Florianópolis é um lugar onde a inovação acontece de verdade.
Living Lab 5G: Florianópolis tem se destacado com o Living Lab 5G, um espaço de experimentação em que governo, empresas e universidades testam tecnologias em tempo real diretamente na cidade. O projeto transforma as ruas e os bairros em cenários reais para validar soluções que vão do videomonitoramento inteligente à mobilidade urbana, criando um ambiente de colaboração para enfrentar desafios coletivos.
Um ecossistema de oportunidades para empreendedores em Florianópolis
Essas iniciativas demonstram como políticas públicas e inovação caminham juntas quando existe a visão de transformar ideias em impacto. Para novos empreendedores, o resultado é um ecossistema mais aberto, ágil e conectado.
Ficou interessado nas iniciativas municipais de fomento à inovação? Acesse a série de e-books “Empreendendo no ecossistema de TI em Florianópolis”,lançada pela Rede de Inovação e que reúne conteúdos sobre programas e outras oportunidades do ecossistema.
Fique por dentro do ecossistema através da newsletter, do LinkedIn e do Instagram da ACATE.