Notícias / ACATE recebe professora e mestrandas do programa de mestrado e doutorado em Desenvolvimento Regional da Unijuí

ACATE recebe professora e mestrandas do programa de mestrado e doutorado em Desenvolvimento Regional da Unijuí

Mestrandas da Unijuí conheceram ambientes de inovação de Florianópolis e programas da ACATE que contribuem para o crescimento de SC.

A ACATE recebeu a visita de uma professora e duas mestrandas do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (PPGDR-Unijuí). Participantes do VII Seminário de Desenvolvimento Regional, Estado e Sociedade (Sedres), evento realizado em Florianópolis entre 24 e 28 de setembro, as acadêmicas tiveram a oportunidade de conhecer ambientes de inovação da capital catarinense e a atuação da ACATE.

A visita foi motivada pelo desejo de explorar o ecossistema de Florianópolis – cidade referência no setor de tecnologia e reconhecida como Capital Nacional das Startups. No CIA Primavera, a head de Projetos Educacionais da vice-presidência de Talentos da ACATE, Ana Elisa Cassal, recebeu a professora Dra. Euselia Paveglio Vieira, e as mestrandas Vanise Prates, que atua como agente local de inovação em Ecossistemas no município de Panambi, e Marina Mattioni, CEO da Atmosfera Geo. Elas puderam conhecer programas da ACATE que apoiam o crescimento de negócios, a formação de talentos e, consequentemente, auxiliam no desenvolvimento do estado de Santa Catarina. As visitantes também visualizaram oportunidades de parcerias com a entidade catarinense.

As acadêmicas compartilharam experiências para o desenvolvimento da região Noroeste do estado do Rio Grande do Sul, a qual se destaca pelos setores do agronegócio, metalmecânico e da saúde. “Ijuí e Panambi são municípios do interior que estão movimentando seus ecossistemas de inovação. Nós buscamos ampliar as parcerias entre instituições e empresas para promover o desenvolvimento e estimular que o movimento de startups também chegue ao interior”, ressalta Vanise. Além disso, as duas cidades são centros regionais que também possuem títulos: Ijuí é a Capital Mundial das Etnias; e Panambi recebeu recentemente o reconhecimento como Capital Nacional da Pós-Colheita de Grãos.

A Unijuí é influente em 53 municípios da região Noroeste do RS e reconhecida entre as melhores universidades privadas do estado e do Brasil. Em novembro, a instituição será sede do IV Simpósio Latino-Americano de Estudos de Desenvolvimento Regional (Slaedr), entre os dias 11 e 14 de novembro.

Tem interesse em conhecer os Centros de Inovação ACATE em Florianópolis?

A Rede de Inovação Florianópolis é composta pelos CIAs Primavera, no bairro Saco Grande, Sapiens Parque, na região Norte da ilha, e Downtown, no Centro. Esses espaços podem ser visitados por pessoas interessadas em conhecer o ecossistema e o setor de tecnologia do município. Cada um dos ambientes concentra sedes de dezenas de empresas, coworkings, além de organizações e iniciativas que apoiam o desenvolvimento de negócios inovadores.

As visitas ao CIAs são gratuitas e guiadas pela equipe da ACATE mediante agendamento por meio do formulário neste link com, no mínimo, um dia de antecedência. A apresentação dos espaços acontece exclusivamente de segunda a sexta-feira, em horário comercial, com o limite de 35 pessoas e duração média de uma hora.

Para saber mais sobre a Rede de Inovação Florianópolis, clique aqui.

Fique por dentro do ecossistema! Siga a Rede de Inovação Florianópolis no Instagram e acompanhe também a ACATE através da newsletter, do LinkedIn e do Instagram.