IV Mobisul debate desafios e oportunidades da mobilidade sustentável
Na próxima década a mobilidade urbana será sustentável. A tendência é apontada pelo estudo Mobility Futures 2021: the next normal, realizado pela empresa Kantar, do Reino Unido. A pesquisa analisou projetos que privilegiam os transportes mais inteligentes e ecológicos em 31 metrópoles em todo o mundo. Os exemplos de outros países e as soluções para o Brasil, com destaque para os veículos elétricos, estarão em debate no IV Mobisul – Congresso Internacional de Mobilidade, que acontecerá de 26 a 29 de abril, em Florianópolis (SC), com o tema “Os desafios e oportunidades da mobilidade sustentável”.
As inscrições são gratuitas e já estão abertas pelo Sympla. Na modalidade presencial, o evento é limitado a 200 pessoas por dia, no centro de eventos do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) – campus Florianópolis-Continente, no bairro Coqueiros. Haverá ainda transmissão remota, ao vivo, igualmente gratuita e com necessidade de inscrição. Todos receberão certificado de participação.
Importante: será obrigatória a apresentação do comprovante de vacinação completa e o uso de máscara.
>> Inscreva-se
Programação
O IV Mobisul terá a presença de palestrantes nacionais e internacionais, com experiências positivas de Portugal, Chile e Canadá. Estarão presentes na abertura, o reitor do IFSC, professor Maurício Gariba Jr.; o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro; o presidente da Assembleia Legislativa de SC, deputado Moacir Sopelsa; o presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador João Henrique Blasi; e o governador Carlos Moisés da Silva.
O Congresso será constituído por plenárias, debates, workshop e a 1ª Feira de Veículos Elétricos e Híbridos de SC. Além disso, será apresentado um caminhão trazido pela empresa Volkswagen, bem como o veículo elétrico Renault Zoe, utilizado pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina, resultante de uma parceria com o IFSC, que inclui a instalação de um eletroposto na sede do Legislativo.
A expectativa é de uma ampla participação de profissionais das mais diversas áreas do conhecimento, gestores públicos, empresários e representantes da comunidade acadêmica.
Como resultado final, será elaborada uma carta com sugestões efetivas para ações de mobilidade urbana, no âmbito dos poderes executivo e legislativo. O documento será definido com a participação de todos os segmentos que estiverem na atividade.