Notícias / Veja os mecanismos que uma empresa madura utilizou para inovar

Veja os mecanismos que uma empresa madura utilizou para inovar

Diante de um boom de startups, quais os movimentos que uma empresa com maturidade de mercado pode fazer para continuar inovando?

Essa é uma pergunta que muitas empresas, dos mais variados tamanhos, estão se fazendo diante das constantes modificações no comportamento das empresas e dos indivíduos com a chegada do mundo digital.

Ao invés de simplesmente essas empresas desaparecem, elas se reinventam!

A OMD Soluções é um exemplo de empresa que adotou esse movimento. Trabalhando com ouvidoria há mais de 15 anos, a empresa de Floripa que começou oferecendo treinamentos para ouvidores se aperfeiçoou, criou um software SaaS para ouvidorias de organizações públicas e privadas, mas diante de um mercado cada vez mais competitivo e em constante desenvolvimento, percebeu que precisava se renovar ainda mais.

O Diretor Comercial da OMD, Ítalo Marinelli, destaca a relevância da implantação de soluções para melhorar o processo da ouvidoria, sendo um recurso decisivo para a tomada de decisão:

“ Chega a ser imensurável o retorno que a implantação de um canal de ouvidoria pode trazer, pois o gestor pode extrair o melhor dessas informações – em tempo real – e implantar novos recursos para melhor atender seus clientes”.

Sendo uma empresa especializada no segmento de ouvidorias, o principal produto da OMD é um software para a gestão das manifestações dos usuários, sendo integrado às exigências dos setores onde a ouvidoria é regulamentada.

Através da OMD as manifestações em ouvidoria se tornam mais práticas e seguras para o usuário e oferece eficiência para a gestão melhorando os processos, produtos e serviços.

Diante do potencial do negócio os sócios da OMD tomaram um difícil decisão:  sair de uma sala comercial tradicional, o qual estavam instalados há alguns anos, e levar a equipe para o Soho Centro de Inovação. Junto com essa mudança, tentar a entrada em um programa do SEBRAE para o desenvolvimento e fortalecimento de startups, o Startup SC.

“Saída da inércia e choque de ânimo fez com que buscássemos por um espaço de inovação”, afirma Ítalo.

E eles conseguiram! Diante de uma proposta escalável e replicável de solução para melhorar o processo da ouvidoria a OMD foi selecionada no início deste ano e aproveitou uma imersão de 5 meses no Programa de Capacitação Startup SC, que já recebeu mais de 1500 projetos e capacitou mais de 170 startups.

Ítalo destaca que os dois movimentos em prol da cultura inovativa estão impactando positivamente e diretamente a produtividade da equipe e a qualidade do produto, diante de um formato de trabalho que inspira a busca constante por aperfeiçoamento.

A OMD é um exemplo de como a busca por inovações disruptivas pode abrir portas para uma nova onda de crescimento através da revisão dos produtos e processos ofertados e do próprio modelo de negócio. A constante identificação de oportunidades faz com que a expertise de mercado em um determinado setor possa ser um diferencial para a assertividade em uma nova estratégia.

Gostou do post e quer conhecer mais sobre os Centros de Inovação de Florianópolis? Acesse aqui.

Marinês Garcia

Promotora de Inovação

 

Foto/reprodução: Acervo Soho.