Startups participantes do Living Lab Florianópolis apresentam projetos nesta segunda-feira, 13
As dez startups que tiveram seus projetos selecionados pelo primeiro edital do programa Living Lab Florianópolis vão apresentar os resultados parciais dos testes de cada uma das soluções em encontro promovido pela vertical de Conectividade & Cloud da ACATE. O evento acontece na próxima segunda-feira, 13, a partir das 18h, na CIA ACATE Downtown, rua Felipe Schmidt, 835, Centro. Após a apresentação, será promovido um Talk e Networking entre os participantes. O evento é aberto ao público e as inscrições devem ser feitas pelo link http://bit.ly/EncontroLivingLab.
Algumas das iniciativas que serão mostradas propõem o uso de Internet das Coisas (IoT) para o monitoramento de tráfego de veículos e de incêndio, o monitoramento de mídias e opinião pública com o uso de Big Data, plataforma para o fomento do turismo esportivo e utilização de veículos elétricos na área de segurança pública.
“O objetivo do programa é transformar Florianópolis em um laboratório a céu aberto para inovações para tornar a cidade mais inteligente, ao mesmo tempo em que fomentamos novos negócios inovadores na cidade”, afirma o Superintendente de Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura de Florianópolis, Marcus Rocha.
O projeto é uma iniciativa da Rede de Inovação de Florianópolis e executado pela ACATE, com apoio da Prefeitura de Florianópolis e Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF) e foi desenvolvido para fomentar e desenvolver a cultura de inovação entre os cidadãos, aproximá-los de novas tecnologias e, com isso, estimular o empreendedorismo e desenvolvimento tecnológico voltados à solução de problemas urbanos, gerando benefícios para a sociedade. Durante o processo seletivo do programa Living Lab Florianópolis, as inscrições são analisadas seguindo cinco critérios principais, incluindo perfil da empresa e equipe, inovação da proposta para a cidade, adequação às demandas da sociedade e às leis, utilidade e viabilidade mercadológica. O grupo avaliador é composto por gestores públicos municipais e estaduais, professores e pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), consultores de negócios de empresas locais e especialistas em Cidades Inteligentes.
O Living Lab Florianópolis vai até o final de julho deste ano. “O programa visa aproximar a startup do seu público-alvo a fim de testar e validar o seu produto e, ao final dos seis meses de participação, com os diagnósticos, mentorias, retorno do mercado e indicadores de desempenho, a empresa ganha visibilidade e se torna muito mais preparada para atuar”, explica a coordenadora do programa e Diretora de Negócios Inovadores da Superintendência de Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura de Florianópolis, Thaís Nahas.
Conheça as startups e seus projetos
Smart Homes: Automação residencial e predial para monitorar incêndios e notificar autoridades.
ManejeBem: plataforma para auxiliar agricultores urbanos e periurbanos, conectando-os com técnicos agrícolas.
Qendu: Dispositivos de segurança eletrônica com plataforma de controle de acesso de fácil instalação.
Sigmais: Plataforma para contagem/monitoramento do tráfego de veículos e de vagas de estacionamento.
Smartgreen: Automação para medição, corte e religamento da energia elétrica.
WiFeed: Hotspot de internet com plataforma de mídia para ambientes públicos com fluxo de pessoas.
CityTech: Plataforma para tornar gestão pública participativa e inteligente com uso de inteligência artificial.
RunClub: Plataforma para participantes de eventos esportivos para busca de hospedagem com experiência e suporte de Assessorias Esportivas.
ParticipAct: Fundação UDESC: plataforma colaborativa para participação cidadã.
Mobilis: Veículos elétricos com plataforma para aluguel e compartilhamento.