Notícias / Mulheres ACATE realiza evento para debater a diversidade no ecossistema de inovação catarinense

Mulheres ACATE realiza evento para debater a diversidade no ecossistema de inovação catarinense

#SouMulherACATE Diversidade

Com propósito de impulsionar a diversidade no ecossistema de inovação catarinense, a iniciativa #SouMulherACATE realiza evento híbrido na quinta-feira, 23/06, das 18h às 20h30, com trilhas de conhecimento, um workshop e apresentação de dados sobre diversidade em tecnologia feita pelo núcleo parceiro Oportunidades. A iniciativa ocorre no Lounge CIA Primavera e o evento será transmitido ao vivo pelo canal do YouTube da ACATE. O evento é totalmente gratuito e destinado a qualquer pessoa que deseja conhecer e aprender mais sobre diversidade.

Atualmente, o ecossistema de inovação catarinense é o quarto maior do Brasil em número de colaboradores (67,8 mil trabalhadores em 2019) e sexto em número de negócios (17.720  empresas). Entretanto, quando se trata da participação por gênero no setor, menos da metade dos colaboradores (43%) e apenas 22,8% do total de empreendedores são mulheres. É o que aponta o Tech Report 2021 — um estudo realizado pelo Observatório da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) e pela empresa Neoway, com apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). 

O evento, que tem como propósito instruir e debater sobre a diversidade nas empresas de tecnologia,  será composto por três trilhas. A primeira, com o tema diversidade em pauta, será mediada por Carolina Oliveira, founder da Ellas. Entre os convidados estão Angel Benerman, coordenadora de operações na EAG; Lucas Axel, cofundador na Leadscast e SDR na Zoho Brasil; Nara Gocks, consultora do Instituto SAADA e Vinicius Schmidt, consultor na Schmidt Consultoria de Diversidade e Inclusão.  A conversa vai abordar as vivências corporativas dos convidados a partir de seus marcadores, e também compreender quais boas práticas que podem ser compartilhadas para termos cada vez mais ambientes saudáveis.  A segunda trilha sobre diversidade na cultura organizacional, será mediada por Vanessa Resente, CEO da Benvou. Entre os convidados, estão Natalia Abreu, head de produto na Ahgora; Pricila Carmo, supervisora de talent aquisition no Mercado Livre e Helena Marques, employer branding na Cheesecake Labs.  

“O segundo evento do grupo temático Mulheres ACATE tem como propósito levar conhecimento e boas práticas sobre  a temática de diversidade em todo o ecossistema de Santa Catarina, além de atrair associados para a ACATE e fortalecer a presença das mulheres no ecossistema de tecnologia. Vale ressaltar que é um evento organizado por mulheres para todos, todas e todes“, Carolina de Oliveira – coordenadora do comitê diversidade da associação.

A terceira trilha, diversidade é um bom negócio, será mediada por Alline Goulart, diretora de operações na Semente, e terá como convidadas Andreia Cerqueira, vice-presidente de vendas na Microsoft,  Manuela Loeser, Global Data Privacy Operations Strategic Manager na Accenture e Thienne Czizeweski, HR Product Manager e Talent Intelligence da XP Inc.   As convidadas vão trazer para a mesa como a diversidade pode se tornar uma vantagem competitiva nas organizações e mostrar que há um benefício financeiro nas empresas que apostam na pluralidade de pessoas. 

O evento contará também com um  workshop com os participantes para que todos possam entender os itens essenciais na geração de um manual corporativo que aborde políticas internas sobre diversidade, mediado por Ana Carolina do Prado, coordenadora de conhecimento e capacitação na Softplan. O comitê +Oportunidades do Grupo Mulheres Acate fará a abertura trazendo um report do cenário atual da diversidade dentro do universo tech. O comitê compilou diversas pesquisas sobre o tema e vai apresentar uma fotografia do ecossistema. 

“Santa Catarina é reconhecida por ter um ecossistema referência em nosso país. Queremos mostrar o quanto também somos preparados no que tange à presença feminina no universo da tecnologia”, afirma Betina Zanetti, diretora do Mulheres ACATE.

Sobre o Mulheres ACATE

Criado em abril de 2018, o grupo temático Mulheres ACATE nasceu com o objetivo de fortalecer o protagonismo feminino no universo tech e transformar a cultura empreendedora, tornando o ecossistema catarinense mais igualitário, justo, criativo, inovador e diverso. Por meio de reuniões mensais, o grupo abre espaço para a representatividade e planeja ações que encorajem gerações mais novas a buscarem seus espaços na tecnologia.

Serviço

Evento: #SouMulherACATE – Diversidade

Data: quinta-feira, 23/06, das 18h às 20h30

Valor: gratuito

Local: Presencial no Lounge CIA Primavera e online no YouTube da ACATE

Link para programação e inscrições: <https://bit.ly/SouMulherACATE_Diversidade>