Notícias / SOHO comemora 3 anos de história

SOHO comemora 3 anos de história

Aniversário SOHO

Centro de Inovação oferece oportunidades para empresas de economia criativa e tecnologia, na parte continental de Florianópolis

 

 

O Centro de Inovação Soho celebrou seus 3 anos de existência, oferecendo qualidade de vida no trabalho, na última quinta-feira, 28 de outubro. O único centro de inovação em Florianópolis com vista para o mar se caracteriza por seu espaço de trabalho mais informal e convivial para autônomos, pequenas, médias ou grandes equipes.

Vista SOHOCredenciado pela Rede de Inovação Florianópolis em 2018, o SOHO é localizado no bairro Coqueiros, zona continental de Florianópolis, a 10 minutos do Centro e próximo ao município de São José. Quem está na ilha vem para o SOHO trabalhar nos horários de contrafluxo. Quem está no continente não precisa atravessar a ponte.

Para além do endereço privilegiado, as empresas residentes nele contam com um ambiente que funciona 24 horas por dia nos 7 dias da semana, podendo ampliar suas possibilidades de horário. São  isentas de custos de IPTU, limpeza e outros valores, sendo apenas responsáveis pelo aluguel do espaço e a energia elétrica. Os trabalhadores podem ainda levar seus animais de estimação, pois o SOHO é pet friendly, e desfrutar de espaços de descompressão.

Leonardo Oliveira

Leonardo Oliveira

“O SOHO não deixa de ser uma empresa, com um CNPJ, mas em sua essência é um propósito. Nós quisemos colaborar com o desenvolvimento do ecossistema de Florianópolis, trazendo mais inovação e tecnologia para a ‘Vale do Silício Brasileiro’ e escrevendo parte da história da capital”, declara Leonardo Oliveira, Diretor de Operações do SOHO. “Nosso dia a dia é fazer com que as pessoas melhorem seus negócios. É trazer qualidade de vida, para que nossa comunidade seja cada vez mais integrada e colaborativa”.

O prédio, construído há mais de três décadas, já foi sede do Diário Catarinense e esteve abandonado, antes da revitalização. Hoje, é um cenário pulsante que conecta empresas e acelera startups. Possui 27 salas privativas, 8 salas de reunião, sala de treinamento, auditório, arena de eventos, sala para alimentação, coworking e pátio ao ar livre.

Em entrevista, Leonardo afirmou que a equipe do centro está muito satisfeita e feliz com esses 3 anos de casa. “Apesar de termos passado por um período de pandemia, estamos em uma crescente incrível, com 88% de ocupação em nossos espaços. Nas duas últimas semanas, tivemos muita procura”.

Desde 2018, o Soho já realizou 19 eventos próprios com mais de 500 pessoas, além de 23 eventos feitos por parceiros no local com quase 400 pessoas impactadas. O Centro também promoveu 12 capacitações, com cerca de 150 pessoas, e recebeu 152 visitas com mais de 1200 visitantes. Em seu escritório de promoção da inovação (EPI), foram feitos 141 atendimentos a empreendedores, startups e projetos de pesquisa.

Marinês Garcia

Marinês Garcia

Marinês Garcia, da Bridge 101, participou da celebração de aniversário. Ela foi a primeira bolsista da Rede de Inovação no SOHO, estando presente no momento da inauguração. “Eu não poderia deixar de vir parabenizar o SOHO. O que sou hoje, devo a esse centro de inovação. Antes de pisar aqui dentro, eu fazia cálculos judiciais para um escritório de advocacia. Gostava do que fazia, mas queria, na verdade, um estágio em que pudesse interagir com outras pessoas. Então, tive acesso à vaga de bolsista da Rede. Foi assim que encontrei o que eu realmente amava fazer”.

Marinês estava prestes a se formar na faculdade quando ouviu pelos corredores do SOHO sobre a criação de uma nova aceleradora de empresas em Floripa. Mandou seu currículo para a Bridge 101 e hoje trabalha com o desenvolvimento de novos empreendimentos. “Aqui é um ambiente onde você se sente acolhido. Eles valorizam o fato de que todo mundo tem alguma coisa a oferecer. Ver que aquele ‘astronauta’ está de fato atingindo o ‘espaço’ é o que faz ficarmos felizes”.

Edilberto Costa

Edilberto Costa

Também estava presente na comemoração Edilberto Costa Neto, desenvolvedor da startup Ciclix, de otimização da operação hospitalar. Ele conta que a formação da empresa esteve atrelada ao centro de inovação. “O SOHO me permitiu conhecer a fundo o ecossistema, sobretudo as áreas de saúde e logística. Eu já trabalhava com o Christian Ruppenthal, um dos fundadores do SOHO, desenvolvendo sistemas de controle de acessos. Minha área de formação tem foco em IoT e o Chris tinha mais visão de negócios. Juntos, tiramos a ideia da Ciclix do papel”.

Edilberto conta que viu o SOHO nascer. De lá pra cá, muita coisa mudou. “Há três anos, éramos apenas eu e o Christian. Tínhamos um espaço muito grande e tentávamos preenchê-lo com coisas que acreditávamos que faziam sentido: tecnologia, inovação e automações. Na época, criamos nossa própria ‘Alexa’, que acionava ares-condicionados, acendia luzes e abria portas das salas”. Os sonhos que os dois tinham para o SOHO hoje se concretizaram. “Nosso centro está cada vez mais integrado com o restante do ecossistema e tem trazido pra ele muitas empresas que acreditam na inovação”.

Rubem Carneiro

Rubem Carneiro

Rubem Carneiro, arquiteto e um dos primeiros profissionais a integrar o coworking do SOHO, destaca o potencial do centro de fazer conexões. “Quando eu cheguei aqui, há três anos, o SOHO ainda estava muito ‘cru’. Hoje, há uma dinâmica muito forte de conhecer pessoas e fazer networking. O centro de inovação se tornou um ambiente que estimula a criatividade, com muita gente pensando de maneiras diversas. Estou desde o começo satisfeito e sem vontade de sair”. 

 

 

Para mais informações sobre o SOHO, entre em contato pelo chat online da Rede de Inovação. Agende uma visita, um atendimento presencial ou remoto, clicando nos links. Também é possível fazer tour virtual pelos centros de inovação.