Notícias / Setor de tecnologia de SC criou 5,8 mil vagas de emprego em 2022, melhor desempenho do país

Setor de tecnologia de SC criou 5,8 mil vagas de emprego em 2022, melhor desempenho do país

O primeiro semestre de 2022 começou com bons resultados para o setor de tecnologia de Santa Catarina. Os dados do Observatório da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) registraram 5,822 vagas, sendo o melhor resultado do Brasil, atrás apenas de São Paulo, com 20 mil vagas.

O mês de junho registrou um saldo de 1,277 vagas, número superior ao mesmo mês em 2021, quando foram criadas 1,256 oportunidades.

Entre as atividades econômicas com maior volume de contratações de janeiro a junho de 2022 no estado destacam-se tratamento de dados (2.941) e atividades dos serviços de TI (2.563). Este volume de contratações também esteve concentrado entre as empresas de grande porte, com mais da metade das vagas em grandes empresas de tecnologia.

ACATE investe em iniciativas para formação de talentos

A ACATE possui uma jornada completa de formação para capacitar novos talentos, com etapas evolutivas, desde a infância até a vida adulta, para sanar a falta de profissionais para as vagas de tecnologia no estado.

Um exemplo é a parceria com o Prototipando a Quebrada (PAQ), projeto social da Grande Florianópolis que leva educação tecnológica para jovens da periferia, incentivando o interesse pelo mundo da tecnologia.

Já no DEVinHouse, promovido pela ACATE e SENAI, os estudantes se preparam para a realidade do mercado de trabalho. No curso, com nove meses de duração, eles se tornam desenvolvedores FullStack, e as empresas parceiras se comprometem a disponibilizar vagas exclusivas para os alunos.

“Entendemos que a falta desses profissionais em quantidade e qualidade demandados pelo setor passou a ser um desafio a ser enfrentado de forma coletiva. Por isso, a ACATE vem articulando com empresas e outros atores, criando uma série de cursos para jovens talentos e para quem deseja pivotar de profissão, migrando para a carreira da tecnologia da informação”, afirma Iomani Engelmann, presidente da ACATE.

Confira mais iniciativas de formação de talentos apoiadas pela ACATE.