Notícias / Santa Catarina se consolida como protagonista no cenário de inovação no Brasil

Santa Catarina se consolida como protagonista no cenário de inovação no Brasil

Estado de Santa Catarina superou o Rio de Janeiro e é vice-líder no Índice Brasil de Inovação e Desenvolvimento (IBID).

Santa Catarina se destacou no Índice Brasil de Inovação e Desenvolvimento (IBID) 2014-2024 e ocupa a segunda posição no ranking nacional, atrás apenas de São Paulo. O estado avançou de forma significativa em pilares estratégicos como infraestrutura, negócios, capital humano e conhecimento, e com isso superou estados como Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. O ranking foi divulgado pelo INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) esta semana.

Santa Catarina se sobressaiu especialmente no pilar de infraestrutura, ocupando a terceira posição nacional em 2024, um crescimento que reflete a ampliação do acesso às tecnologias da informação e comunicação e a melhorias na infraestrutura geral, como rodovias e energia elétrica. No quesito negócios, o estado também apresentou avanços, subindo para a quinta posição.

De acordo com o presidente da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), Diego Ramos, o progresso de Santa Catarina no IBID é resultado de uma estratégia de integração regional que fortalece o ecossistema de inovação em todas as regiões do estado.

“Temos programas consolidados, importantes parcerias da ACATE com instituições, como o Sebrae e o BRDE, além de uma sintonia e proximidade com as iniciativas do governo do Estado. Com o resultado positivo, surgem também desafios que temos pela frente, como a atração de mais investimentos para SC, tanto de fundos nacionais quanto internacionais, em um esforço para consolidar o estado como uma referência global em inovação”, afirmou.

Capital humano e sustentabilidade como motores do desenvolvimento

Conforme os dados divulgados, SC se destacou também no desenvolvimento de capital humano, permanecendo na sétima posição nacional no subpilar. O estado é um dos líderes na formação de profissionais em áreas STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), o que tem contribuído para atender às demandas de um mercado em rápida transformação tecnológica.

No pilar de sustentabilidade, o estado apresentou uma das melhores performances no aproveitamento de fontes renováveis de energia, como solar e eólica, e em iniciativas de redução de emissões de carbono, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável.

O estudo “IBID 2014-2024: transformações na organização espacial da inovação no Brasil” está disponível na íntegra neste link.

*Foto: Divulgação/ Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú

Fique por dentro do ecossistema! Siga a Rede de Inovação Florianópolis no Instagram e acompanhe também a ACATE através da newsletter, do LinkedIn e do Instagram.