RD Station anuncia investimentos de R$ 100 milhões em aquisições, produto e engenharia
Líder no desenvolvimento de software de marketing e vendas para PMEs usará recursos para sustentar o crescimento nos próximos anos – e abrir 200 vagas na equipe (40% delas só em TI), comenta o CTO Bruno Ghisi.
A RD Station (ex-Resultados Digitais), desenvolvedora de software para PMEs e precursora do conceito de Inbound Marketing no Brasil, anunciou nesta terça (23.02) que fará investimentos de mais de R$ 100 milhões em 2021 com foco nas áreas de produto e engenharia – além da aquisição de empresas para ampliação de portfólio de produtos.
“Os investimentos em P&D serão usados para melhorar as integrações com outras plataformas, expandir o uso de tecnologias para relacionamento com clientes e também análise de dados, como machine learning e big data”, afirma o co-fundador e CTO Bruno Ghisi, . Hoje, a empresa possui dois produtos: o RD Station Marketing, ferramenta de automação de marketing líder na América Latina, e o RD Station CRM, voltado para a área de vendas, que controla e organiza o processo comercial de médias e pequenas empresas. Ao todo, são mais de 20 mil clientes em mais de 20 países.
No início de janeiro, circularam rumores no mercado sobre uma disputa entre a Locaweb e a Totvs pela aquisição da RD Station, que atualmente é controlada pelo fundo de venture capital norte-americano Riverwood. Estima-se que a RD, que não abre oficialmente dados comerciais, tenha um faturamento de aproximadamente R$ 150 milhões/ano – volume que representa dois terços do montante a ser investido neste ano.
“A ideia também é reforçar o time de desenvolvimento da empresa, que hoje conta com mais de 180 profissionais nas áreas de Engenharia, Produto e Design.” No total, a RD Station irá abrir 200 novas vagas em 2021, sendo 40% destinadas a profissionais de tecnologia. A empresa, que chegou a ter em torno de 750 colaboradores em 2018, passou por reformulações e demissões nos últimos anos e hoje conta com 650 funcionários – atuando a partir das bases no Brasil (Florianópolis e São Paulo, majoritariamente), Colômbia, México e EUA.
Nas aquisições, o objetivo da RD Station é repetir negócios como o da Plug, startup mineira comprada em 2018, que transformou-se na plataforma RD Station CRM. “A Plug cresceu 13 vezes desde a compra. Queremos levar esse modelo de startup dentro de uma scale-up para as outras empresas que eventualmente iremos adquirir”, afirma Guilherme Lopes, co-fundador e head de produto da RD Station.
*Fonte: SC Inova.