Notícias / Missão internacional traz canadenses ao ecossistema de inovação de Florianópolis

Missão internacional traz canadenses ao ecossistema de inovação de Florianópolis

Roteiro da missão por Florianópolis incluiu participação no Startup Summit e visita a Centros de Inovação, universidades e ao Sapiens Parque
Roteiro pela capital catarinense incluiu participação no Startup Summit e visita a Centros de Inovação, universidades, ao Sapiens Parque e outras iniciativas

Uma comitiva canadense composta por dez pessoas, entre empreendedores e representantes de organizações do país norte americano, estiveram em missão pelo ecossistema de inovação de Florianópolis entre os dias 11 e 17 de agosto. O roteiro pela capital catarinense teve como destaque a participação no Startup Summit 2024, evento que recebeu delegações internacionais de 12 países e apresentou oportunidades para estudar e internacionalizar negócios no Canadá.

“Recebemos um grupo de canadenses interessados em conhecer mais sobre a ACATE, as empresas associadas e as iniciativas para desenvolvimento de negócios e de internacionalização que temos. Eles vêm ao Brasil para visitar e explorar o nosso ecossistema de inovação e, por outro lado, também compartilham conosco experiências sobre como é empreender no setor de tecnologia do Canadá”, destacou Henrique Bilbao, vice-presidente de Internacionalização da ACATE.

Em painel no Startup Summit, Peter Hawkins, co-presidente da Câmara de Comércio Brasil-Canadá (BCCC), relatou que esta foi a sua terceira missão à Santa Catarina e contou sobre a sua impressão do estado: “Santa Catarina é a Los Angeles do Brasil. Vocês são inteligentes, têm a própria cultura e um ótimo clima. Vocês têm inovação e ideias dinâmicas. Assim como Los Angeles exportou a cultura americana com Hollywood, vocês também estão prontos para conquistar o mundo”, afirmou.

Além da presença no Startup Summit, os participantes da missão internacional realizaram visitas aos Centros de Inovação ACATE PrimaveraSapiens e Downtown. Nos espaços, eles puderam conhecer os programas da Associação Catarinense de Tecnologia e participaram de atividades de conexão com empresas associadas, um workshop da incubadora MIDITEC e uma sessão exclusiva de mentoria ministrada pela instituição de ensino canadense Conestoga Entrepreneurship Collective.

Os três CIAs foram apresentados à comitiva por meio da Rede de Inovação, iniciativa da Prefeitura de Florianópolis, em parceria com a ACATE, que fomenta o empreendedorismo inovador e estimula a conexão entre o setor de tecnologia e a comunidade no município.

Outros locais e atores do ecossistema de inovação da capital catarinense também abriram suas portas para receber a comitiva canadense. Os participantes conheceram o Sapiens Parque, um dos maiores parques tecnológicos do Brasil e que concentra sedes de empresas e organizações de referência no país, além de dois Centros de Inovação ACATE – o Sapiens e o novo Passeio Sapiens. O roteiro também incluiu visitas aos campi das universidades Unicesusc e Udesc.

Na Universidade do Estado de Santa Catarina, um evento promoveu a conexão entre os participantes da missão aos estudantes e docentes do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Udesc-Esag). O encontro proporcionou um bate-papo sobre oportunidades de internacionalização com a presença do vice-presidente de Internacionalização da ACATE, Henrique Bilbao, o coordenador de estágios e mobilidade acadêmica da Esag, professor Jovane Medina, e representantes da BCCC e do Conestoga College.

A missão internacional pelo ecossistema de Florianópolis foi realizada pela ACATE, com o patrocínio da BCCC e o Conestoga College, além da parceria com a Harpa. Em 2024, a ACATE promoveu outras três missões: uma do Brasil para Austin, no Texas, durante o SXSW; outra do Canadá para o Brasil em meio à feira FinBrazil, em Florianópolis; e também para o Canadá durante o evento Collision, em Toronto. Nesta última missão, a ACATE também inaugurou sua primeira filial internacional para oferecer suporte à expansão de empresas em mercados estrangeiros.

Grupo Temático de Internacionalização da ACATE

Para saber mais sobre possibilidades de internacionalização para o Canadá e outros países da Europa, América do Sul, Norte e Ásia, faça parte do GT de Internacionalização da ACATE. O grupo contribui com o fortalecimento das empresas de tecnologia catarinenses no cenário global, fomentando a troca de boas práticas e conhecimento sobre o processo de expansão internacional.

Siga a Rede de Inovação Florianópolis no Instagram e acompanhe também a ACATE através da newsletter, do LinkedIn e do Instagram.