MIDITEC: conheça os atores de fomento ao empreendedorismo em Florianópolis
A capital catarinense dispõe de diversos atores capazes de impulsionar negócios. Empreendedores de todo o Brasil são atraídos para a cidade, interessados em explorar esse cenário fértil para novas empresas. Desde a sua criação, em 2018, a Rede de Inovação Florianópolis conecta quem possui uma ideia inovadora com instituições e pessoas dispostas a ajudar. Uma dessas iniciativas parceiras de fomento é o Programa MIDITEC, incubadora gerida pela Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) e mantida pelo SEBRAE.
O MIDITEC é uma metodologia completa e multipremiada de desenvolvimento de negócios. Foi eleito duas vezes uma das cinco melhores incubadoras do mundo e quatro vezes a melhor do Brasil. Atende empresas de base tecnológica, desde a etapa de validação, até o momento de tração e escala, estando presente em incubadoras de diferentes regiões de Santa Catarina (Blumenau, Brusque, Chapecó, Florianópolis, Joinville e Lages).
Como funciona
Fundado em 1998, o programa tem como essência o associativismo, a colaboração, a transmissão de conhecimentos e a conexão entre empreendedores. Conta com o apoio de parceiros institucionais e fornece acompanhamento especializado para que as empresas incubadas se desenvolvam.
Entre esses acompanhamentos estão consultorias nas áreas comercial, financeira, jurídica, marketing, gestão de pessoas e gestão estratégica, além de mentorias com empreendedores experientes no mercado.
O MIDITEC possui, ainda, programas de apoio na estruturação de processos, na criação de diretrizes estratégicas, no desenvolvimento de habilidades de liderança e na preparação para captação de recursos. Todos esses projetos e ações visam estruturar os negócios, deixando-os prontos para crescer.
Como participar
O MIDITEC não trabalha com negócios em estágio de ideação. Isto é, para que uma startup possa integrar a incubadora, ela precisa já ter validado sua ideia, mediante conhecimento de mercado e elaboração de propostas de valor consistentes para os clientes e suas respectivas dores.
Para participar do programa de incubação, as empresas precisam ter um time completo com, pelo menos, um integrante nas áreas comercial, de gestão e de produto. Devem possuir um modelo de negócio com aspectos de inovação e viabilidade financeira, bem como um tamanho de mercado considerável, com capacidade de escala.
Anualmente, é feito um edital de seleção para novas startups. A abertura das inscrições pode ser acompanhada pelos canais da ACATE (site, LinkedIn, Instagram e newsletter semanal) e da Rede de Inovação Florianópolis (site e newsletter mensal).