Harmo e Câmpus do IFSC estabelecem acordo que une tecnologia, educação e turismo
A Harmo, empresa catarinense de tecnologia e associada ACATE, firmou um acordo de cooperação técnica com o Câmpus Florianópolis-Continente do IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina). A parceria possibilitará que estudantes e professores tenham acesso a painéis e relatórios com dados sobre a reputação online de atrativos turísticos, hotéis, restaurantes, comércio e serviços.
Santiago Edo, CEO e o cofundador da Harmo, explica que o acordo une tecnologia, turismo e educação: “Florianópolis é uma capital turística onde a reputação digital influencia diretamente o fluxo de visitantes para estabelecimentos físicos. Ao abrir nossa plataforma para alunos do IFSC, estamos contribuindo para formar profissionais mais preparados, com visão analítica e capacidade de transformar dados em inteligência”.
O Coordenador de Pesquisa e Inovação do Campus Florianópolis-Continente do IFSC, Tiago Savi Mondo, destaca que os dados serão utilizados por docentes e estudantes para trabalhos acadêmicos, mas também em uma nova iniciativa do Instituto: “A parceria também será utilizada para uso no Centro de Inteligência Turística de Florianópolis, a ser lançado ainda em 2025, que prevê a produção de boletins de inteligência periódicos para auxiliar a tomada de decisões em políticas públicas e estratégias mercadológicas para a cidade”.
A plataforma da empresa de tecnologia compreende dados extraídos do Google e relacionados ao monitoramento de avaliações, indicadores de reputação, categorização temática de feedbacks e outras funcionalidades. “Embora a Harmo atue fortemente no varejo, a plataforma se aplica perfeitamente ao turismo, onde a reputação é um fator decisivo não apenas na escolha do destino, mas também de tudo que compõe o ‘equipamento turístico’ de uma cidade: hotelaria, gastronomia, comércio, atrações e serviços. O turista pesquisa antes de sair de casa, e reputação digital virou critério central de decisão”.
A plataforma da Harmo é líder nacional na gestão de reputação online para redes de estabelecimentos físicos, possuindo mais de 50 mil lojas como clientes. Fundada por Santiago Edo – que também é Diretor do Polo da ACATE na Grande Florianópolis – e Lucas Hansel, a empresa é graduada na incubadora MIDITEC e integra a Vertical Varejo.
Conexões e contribuições da Harmo ao turismo e à educação
O CEO da Harmo conta que a parceria evoluiu a partir de conexões com professor Tiago Savi Mondo e Vinicius de Luca Filho, Diretor-Geral do Câmpus, que apoiaram a empresa catarinense, quando ainda estava incubada no MIDITEC, a implementar sua solução no Complexo Turístico de Itaipu e na Prefeitura de Florianópolis. Na capital catarinense, a Harmo doou a plataforma para a gestão pública realizar o monitoramento da reputação digital de mais de 30 pontos turísticos da cidade.
O case de Florianópolis rendeu à empresa a conquista do Prêmio Nacional do Turismo, na categoria “Gestão de Dados e Monitoramento”, reconhecendo nacionalmente o uso de dados na experiência do visitante e na competitividade de Florianópolis como destino turístico.
“Esse apoio — principalmente na fase inicial, que é sempre a mais desafiadora — abriu portas, deu visibilidade e ajudou no desenvolvimento do produto para o que hoje é a Harmo. Por isso, disponibilizar agora a tecnologia da Harmo ao IFSC é mais do que uma parceria técnica. É uma forma de retribuir. De devolver ao ecossistema, à educação pública e à cidade que acreditaram e nos apoiaram”, afirma Santiago Edo.
A plataforma da Harmo também já havia sido utilizada em sala de aula pelo professor Mondo na disciplina de Análise de Dados, do curso superior de tecnologia em Gestão de Turismo, com estudantes produzindo boletins a partir dos dados gerados pela solução.
Santiago Edo comenta o impacto que o novo acordo terá: “Esperamos que essa cooperação gere pesquisas relevantes, novos olhares sobre experiência do cliente, insights sobre fluxo turístico da cidade e, principalmente, que inspire alunos a aplicar tecnologia para resolver problemas reais”.
*Com informações de IFSC/Felipe Silva. Foto: Divulgação
Fique por dentro do ecossistema através da newsletter, do LinkedIn e do Instagram da ACATE.


