Notícias / Fórum Turistech Brasil: Destinos Turísticos Inteligentes debate inovação em políticas públicas para o setor

Fórum Turistech Brasil: Destinos Turísticos Inteligentes debate inovação em políticas públicas para o setor

Florianópolis recebe em novembro o Fórum Turistech Brasil: Destinos Turísticos Inteligentes, Tecnologia & Governança. O evento acontece entre os dias 23 e 24 de novembro dentro da programação do Summit Cidades 2022. Entre os palestrantes, estão representantes da ACATE (Associação Catarinense de Tecnologia), Ministério do Turismo (Mtur), Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, Sebrae-SC e da prefeitura de Florianópolis. O objetivo é debater ações e integrar municípios de pequeno e médio portes ao conceito de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI).  O encontro será no Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira e as inscrições gratuitas devem ser feitas pelo site summitcidades.com.br.

De acordo com Thaís Nahas, diretora da Vertical Smart Cities da ACATE (Associação Catarinense de Tecnologia), o fórum discutirá formas de incentivar e realizar ações voltadas à inovação e ao turismo inteligente, com uso de tecnologia, gestão de dados e outras soluções digitais que possam ajudar no desenvolvimento de políticas públicas para o setor. Florianópolis é um case de DTI que será apresentado como exemplo durante o evento.

“A ideia de promover o Fórum Turistech Brasil junto ao Summit Cidades é uma forma de conectar diferentes atores que são importantes na tomada de decisões da gestão pública de municípios. O turismo inteligente é uma forma de inovar no setor, de forma sustentável, estratégica e com impacto econômico e social positivo para as cidades”, explica Thais.  A expectativa é que cerca de 220 pessoas participem do Fórum Turistech Brasil. Entre os inscritos estão gestores públicos, empresários, estudantes, pesquisadores, entre outros profissionais.

Para Jucelha Carvalho, coordenadora do GT Turismo da ACATE, a realização deste evento marca a aproximação do setor de tecnologia catarinense com a governança dos Destinos Turísticos que estão implantando um DTI em seus municípios: “Temos uma demanda gigante quando se trata de tecnologia para um DTI, porque a tecnologia está presente em todos os pilares que regem um Destino Turístico Inteligente e Santa Catarina produz excelentes soluções para este mercado que está se abrindo e gerando grandes oportunidades de atuação”.

Pequenos e médios municípios como DTIs

Os assuntos a serem discutidos incluem como pequenos municípios podem se tornar Destinos Turísticos Inteligentes, lei de incentivo à inovação, Marco Legal das Startups, tecnologia e governança, entre outros temas. Os palestrantes são Fábio Pinheiro, secretário Nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo (Mtur), Bárbara Blaudt Rangel, coordenadora de Destinos Inteligentes e Criativos no Mtur, Tiago Savi Mondo – Professor Pesquisador do Instituto Federal de Santa Catarina, Gabriel Fontanive Dupont – Advogado especialista em (LLM) Direito Empresarial. Thaís Nahas, diretora da Vertical Smart Cities da ACATE, José Antônio Silvério, coordenador de Inovação Tecnológica MCTI, Jucelha Carvalho – CEO Smart Tour e Coordenadora do GT Turismo – ACATE, Alan Claumann, coordenador Estadual de Turismo do Sebrae SC.

No Brasil, o desenvolvimento de Destinos Turísticos Inteligentes está sendo cada vez mais incentivado nas esferas pública e privada. O objetivo é colocar em prática ações para incluir tecnologias no setor para tornar as cidades mais competitivas e inovadoras, oferecendo sustentabilidade e acessibilidade a turistas e à população. Em 2021, o Ministério do Turismo e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações lançou o projeto DTI Brasil. O projeto piloto selecionou 10 municípios com o objetivo de promover e estimular o desenvolvimento de cidades turísticas brasileiras em Destinos Turísticos Inteligentes.