Notícias / Programa forma 15 jovens em evento no CIA Downtown

Programa forma 15 jovens em evento no CIA Downtown

Programa tectrampo é realizado pelo ICOM e Involves Zero para a formação de talentos em situação de vulnerabilidade social.

O projeto de formação de talentos <tectrampo/> realizou no último dia 08 de novembro, no CIA Downtown, em Florianópolis (SC), a formatura de uma turma de 15 jovens em um curso de Desenvolvimento Web. 

A iniciativa é destinada a pessoas em situação de vulnerabilidade social e oportunizou renda, apoio e capacitação aos participantes desde abril de 2022, quando as atividades iniciaram.

A turma participante do programa <tectrampo/> foi composta inteiramente por pessoas negras, sendo 14 mulheres que, através do projeto, receberam acompanhamento social e psicológico para concluir a formação. 

Em busca de preparar os jovens para a entrada no mercado de trabalho, o grupo temático Mulheres ACATE, por meio do Comitê +Oportunidades, também realizou mentorias durante os meses de agosto e outubro.

O projeto ainda contou com o apoio financeiro dos recursos obtidos pela venda e patrocínios do livro “Ponte para a Inovação”, dos autores-organizadores Daniel Leipnitz e Rodrigo Lóssio. A renda foi revertida para o fornecimento de bolsas de R$ 1.100,00 a cada um dos participantes durante o período do curso.

Leipnitz e Lóssio participaram do evento de formatura e destacaram a gratificação ao apoiar o <tectrampo/> através do livro. “O sucesso deste projeto não se compara com a satisfação do impacto que ele tem gerado, muito além do conteúdo das mais de 500 páginas da obra. E a noite de formatura demonstrou isso”, afirma Lóssio. O gerente de Negócios Inovadores da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE), Guilherme Murara, também esteve presente no CIA Downtown.

O programa <tectrampo/> tem a realização do Instituto Comunitário da Grande Florianópolis (ICOM) e do fundo social Involves Zero, e é correalizado pela Irmandade do Divino Espírito Santo

Além do livro “Ponte para a Inovação”, são financiadores do projeto as empresas Involves, Cheesecake Labs e a pessoa física  M. H. S. Santos. O projeto também conta com a parceria educacional da Sirius, instituição de ensino em tecnologia, e da Trybe, escola de programação online.