Floripa Mais Tec impacta mais de 15 mil pessoas e certifica jovens e adultos
A 2ª edição do Floripa Mais Tec chegou ao fim após impactar mais de 15 mil pessoas desde agosto de 2023. O encerramento do programa neste ano celebrou a entrega de mais de 360 certificados para jovens e adultos que estão preparados para a inserção no mercado de trabalho do setor de tecnologia. A cerimônia de formatura foi realizada no início de dezembro, na sede do Sebrae, em Florianópolis.
Moacir Marafon, vice-presidente de Talentos da ACATE, ressalta que o Floripa Mais Tec é um programa inclusivo, acessível a todos. “O Floripa Mais Tec promove a tecnologia como um instrumento de inspiração, inclusão social e educação para milhares de pessoas. O programa abrange desde a sensibilização de crianças da rede municipal de ensino, despertando nelas o interesse pela tecnologia, até a qualificação de jovens e adultos que desejam trilhar uma carreira nesse setor em constante crescimento e repleto de oportunidades. Além disso, também oferece possibilidades para aqueles que buscam adquirir conhecimentos tecnológicos que podem ser aplicados como aliados em qualquer profissão, moldando novas e talentosas gerações na Capital Nacional das Startups”.
O programa de formação de talentos é realizado pela parceria entre a ACATE, Sebrae, Senai e a Prefeitura de Florianópolis. Entre as trilhas de capacitação está iniciação digital em comunidades da capital catarinense, que apenas nesta edição impactaram em torno de 200 pessoas.
No ensino fundamental, mais de 1,1 mil crianças deram os primeiros passos na tecnologia aprendendo sobre lógica de programação com o aplicativo Hellow, que dá nome a uma das trilhas do Floripa Mais Tec. Os estudantes com melhor desempenho avançaram para a etapa labTEC, curso no contraturno escolar para o desenvolvimento de habilidades. Ao final, os participantes concorreram a prêmios com projetos de soluções para problemas reais relacionados ao meio ambiente e sustentabilidade.
Para outros 13,6 mil jovens e adultos inscritos no programa, as atividades iniciaram com uma trilha rápida de aprendizagem. Posteriormente, eles puderam seguir se aprofundando nas etapas Full Stack e FuturoDEV – ambas são divididas em cursos sobre Desenvolvimento Front-End, BackEnd e Full Stack. Uma parcela dos participantes foi direcionada para o DEVStart, uma formação rápida e assíncrona em que são englobadas seis diferentes áreas da tecnologia e que conta com o apoio da Inteligência Artificial (IA) na correção de exercícios.
Na FuturoDEV, foram geradas 238 certificações de conclusão de uma jornada de atividades e exercícios práticos focados em representação gráfica e raciocínio lógico para criar e elaborar estruturas básicas de páginas web. Já na trilha FullStack, outros 126 certificados foram entregues aos participantes da imersão que envolveu o dia a dia de um desenvolvedor, aprendizados sobre frameworks, linguagens de programação e metodologias ágeis, além de exercícios práticos e projetos de média e alta complexidade.
Durante a formação do Floripa Mais Tec, os jovens e adultos participaram de momentos com especialistas para o compartilhamento de experiências sobre temas como carreira, empregabilidade e soft-skills. Além disso, o programa formou uma comunidade de desenvolvedores disponíveis para auxílio aos participantes e para a difusão de conhecimentos sobre tecnologias e oportunidades de emprego.
O programa impactou um público abrangente desde o início da 2ª edição no ano passado, quando foram realizados dois eventos: o Floripa Mais Tec Summit, que contou com a participação de mais de três mil pessoas interessadas em se profissionalizar na área de tecnologia; e o Aulão do Futuro, o qual mobilizou as comunidades de sete escolas municipais e estudantes do ensino fundamental.
Os cursos do Floripa Mais Tec são gratuitos e visam democratizar o acesso ao ensino tecnológico, proporcionando uma jornada de qualificação profissional com o suporte necessário para interessados em desenvolver habilidades e ingressar na área de tecnologia.
Mapeamento das Demandas por Talentos no Setor de Tecnologia em SC
Com o objetivo de coletar dados junto às empresas de tecnologia de SC para identificar as demandas de contratação, os perfis profissionais e as tecnologias mais utilizadas no setor, a ACATE e o Sebrae Startups, com o apoio da Rede de Inovação Florianópolis, realizam a 4ª edição da pesquisa de Mapeamento das Demandas por Talentos no Setor de Tecnologia em SC.
A pesquisa está disponível para ser respondida no formulário neste link e visa obter um diagnóstico atualizado das necessidades e do perfil dos profissionais requisitados, permitindo a continuidade e a atualização de programas de formação que atendam ao mercado como o Entra21, Floripa Mais Tec, Jovem Programador e outros.
Fique por dentro do ecossistema! Siga a Rede de Inovação Florianópolis no Instagram e acompanhe também a ACATE através da newsletter, do LinkedIn e do Instagram.