Notícias / Florianópolis representada no maior evento de Smart Cities do mundo

Florianópolis representada no maior evento de Smart Cities do mundo

Nos dias 21 e 22 de março de 2019 aconteceu na cidade de Curitiba – PR o Congresso Smart City Expo. Essa foi a segunda edição do evento brasileiro chancelado pela FIRA Barcelona, consórcio público formado pela Prefeitura de Barcelona, Governo da Catalunha e Câmara de Comércio de Barcelona, que é o organizador do Smart City Expo World Congress, maior evento do mundo sobre cidades inteligentes, realizado anualmente em Barcelona. O iCities, empresa curitibana especializada em soluções para smart cities, foi responsável pela organização do evento no Brasil, em parceria com a Prefeitura de Curitiba e Vale do Pinhão.

As ações de Florianópolis para tornar a cidade cada vez mais inovadora, seguindo o conceito de smart city, foram apresentadas no Congresso deste ano pela diretora de Negócios Inovadores da Superintendência de Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura de Florianópolis, Thaís Nahas no painel: “Processos participativos: além da coleta de dados para o planejamento colaborativo”.  A sessão abordou os conceitos de colaboração que surgiram para descrever a busca sistemática entre agências governamentais, organizações não-governamentais, comunidades e cidadãos individuais visando a inovação.

Em sua apresentação, a diretora destacou o programa Rede de Inovação Florianópolis parceria entre a Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF) e a Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) numa iniciativa pioneira no país em que os centros de inovação CIA Downtown, CIA Primavera, CIA Sapiens Parque e SOHO foram credenciados à Rede com o objetivo de estimular a cultura de inovação e empreendedorismo, ativar o ecossistema de inovação e gerar e escalar negócios inovadores no município.

Outro ponto destacado durante a apresentação no evento foi o programa Living Lab Florianópolis, que é uma iniciativa da Rede de Inovação Florianópolis financiado pelo Fundo Municipal de Inovação, que conta com metodologia para implantação e gestão deste habitat de inovação criada pelo grupo de pesquisa VIA Estação Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina. O projeto foi concebido em parceria pela Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF), ACATE e PMF tendo como objetivo implementar soluções inovadoras para o desenvolvimento urbano inteligente da cidade. O programa, que hoje conta com dez empresas em fase de testes de suas soluções, busca contribuir com a qualidade de vida dos cidadãos e experiência dos visitantes de Florianópolis, por meio da otimização da gestão urbana e implementação de novos serviços inteligentes.

 

Números oficiais do primeiro semestre do convênio da Rede de Inovação Florianópolis de julho de 2018 a janeiro de 2019:

141 eventos próprios realizados

2.020 participantes nos eventos próprios (pela ACATE)

1.583 eventos realizados nos CI

+1.300 Empresas beneficiadas

101 visitas técnicas recebidas

1.056 participantes nas visitas técnicas

137 pessoas atendidas nos Escritórios de Promoção da Inovação

7 missões técnicas realizadas.

 

Acompanhe as novidades no site da Rede e no Facebook do Programa Living Lab.