Florianópolis é a melhor cidade para empreender no país, destaca ranking do Wix
Florianópolis, a Capital Nacional das Startups, foi eleita a melhor cidade para empreender no Brasil em estudo divulgado pela plataforma de criação de sites Wix. O município se posiciona à frente de capitais da região sudeste como São Paulo, Belo Horizonte e Vitória. Joinville fecha o top 5 do ranking.
Com o objetivo de evidenciar o potencial empreendedor das cidades brasileiras, o estudo analisou indicadores do número de startups, aceleradoras, coworkings, financiamento médio em empresas, participação no PIB nacional e a infraestrutura de internet. As pontuações do ranking são ajustadas para cada 100 mil habitantes a fim de estabelecer comparações justas entre municípios de diferentes portes.
A capital catarinense lidera com 7.06 pontos. São destaques de Florianópolis: a maior concentração de startups por habitante no país, o financiamento médio de R$ 6 milhões nessas empresas, além de velocidade de internet superior a outras cidades. O ambiente favorável ao empreendedorismo no setor de tecnologia tem atraído empresas de grandes centros do país para o município também por outras razões, entre elas, a redução de impostos sobre serviços, a qualidade de ensino, a vida e as belezas naturais, conforme apontou reportagem da revista fDi Intelligence, do grupo Financial Times.
Já a cidade catarinense de Joinville, com 5.59 pontos, se destaca por um financiamento elevado às startups, no valor médio de R$ 33,3 milhões. O município reconhecido por sua indústria também conta com a parcela de 0,5% de representatividade no PIB do Brasil.
Os dados do ranking das melhores cidades para empreender estão disponíveis nesta planilha.
Tem interesse em conhecer o ecossistema de inovação de Florianópolis e suas oportunidades?
A Rede de Inovação Florianópolis, composta pelos Centros de Inovação ACATE (CIAs) – Passeio Primavera, no bairro Saco Grande, Sapiens Parque, na região Norte da ilha, e Downtown, no Centro – abre as portas desses espaços para visitação por pessoas interessadas em conhecer o ecossistema e o setor de tecnologia do município. Cada um dos ambientes concentra sedes de dezenas de empresas, coworkings, além de organizações e iniciativas que apoiam o desenvolvimento de negócios inovadores.
As visitas ao CIAs são gratuitas e guiadas pela equipe da ACATE mediante agendamento por meio do formulário neste link com, no mínimo, um dia de antecedência. A apresentação dos espaços acontece exclusivamente de segunda a sexta-feira, em horário comercial, com o limite de 35 pessoas e duração média de uma hora.
Para saber mais sobre a Rede de Inovação Florianópolis, clique aqui.
*Foto: Claiton Conto/ Unsplash
Fique por dentro do ecossistema! Siga a Rede de Inovação Florianópolis no Instagram e acompanhe também a ACATE através da newsletter, do LinkedIn e do Instagram.