Florianópolis é a capital brasileira mais conectada, segundo Anatel
Florianópolis e Santa Catarina são destaques no Índice Brasileiro de Conectividade (IBC), levantamento publicado pela Anatel no último dia 31 de março e que compara municípios e estados em indicadores relacionados à infraestrutura e ao acesso a serviços de conexão. Entre as capitais mais conectadas no Brasil, a catarinense lidera o ranking. Já SC, na 3ª posição entre as unidades federativas, fica atrás apenas do Distrito Federal e de São Paulo.
No ranking geral dos municípios brasileiros, dez cidades catarinenses estão posicionadas no top 50 com maior índice: Balneário Camboriú (5ª), Bombinhas (8ª), Florianópolis (17ª), Itapema (24ª), Imbituba (26ª), Brunópolis (34ª), Blumenau (37ª), Porto Belo (47ª), Barra Velha (49ª) e Navegantes (50ª).
Com variação de 0 a 100, o IBC é atribuído a cada um dos municípios e estados para a composição dos ranqueamentos. As variáveis do índice são calculadas com dados da Anatel, IBGE e Ministério da Agricultura e Pecuária, sendo analisados os seguintes indicadores:
• Densidade de acessos de telefonia móvel: número de acessos de tipo padrão de telefonia móvel 4G e 5G dividida pela população;
• Densidade de acessos de banda larga fixa: número de acessos de banda larga fixa do tipo internet de velocidade superior a 100 Mbps dividida pela população;
• Percentual da população coberta pelo sinal de telefonia móvel 4G ou superior;
• Adensamento de estações: quantidade de estações rádio base (ERB) por 10.000 habitantes;
• Existência de backhaul de fibra ótica nos municípios;
• Grau de competitividade de banda larga fixa, medido pelo inverso do índice de Herfindahl–Hirschman (HHI);
• Grau de competitividade de telefonia móvel, medido pelo inverso do índice de Herfindahl–Hirschman (HHI);
• Percentual de cobertura móvel em áreas passíveis de uso agrícola.
Nesta atualização publicada pela Anatel, a metodologia do levantamento foi alterada com o objetivo de refletir o cenário nacional com mais precisão e acompanhar os avanços tecnológicos. O novo Relatório Metodológico está disponível neste link.
Para ter acesso ao painel de dados do Índice Brasileiro de Conectividade, clique aqui.
Quer saber mais sobre tecnologia e inovação em Florianópolis?
Uma série de e-books que apresenta o ecossistema de TI da cidade foi lançada pela Rede de Inovação, iniciativa da Prefeitura do município em parceria com a ACATE. Os conteúdos abordam temáticas e oportunidades relevantes para empreendedores e interessados em abrir empresas inovadoras em Florianópolis. Para fazer o download dos materiais, clique aqui.
*Foto: Junior Cazangi/Pexels
Fique por dentro do ecossistema! Siga a Rede de Inovação Florianópolis no Instagram e acompanhe também a ACATE através da newsletter, do LinkedIn e do Instagram.