SOBRE

O Living Lab Florianópolis é uma iniciativa da Rede de Inovação Florianópolis. Seu conceito inicial foi concebido em parceria pela Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF), ACATE e PMF para espaço localizado na Rua Vidal Ramos, centro da cidade, tendo como escopo implementar soluções inovadoras para o desenvolvimento urbano inteligente da cidade. O programa visa contribuir com a qualidade de vida dos cidadãos e experiência dos visitantes de Florianópolis, por meio da otimização da gestão urbana e implementação de novos serviços inteligentes.

MODO DE OPERAÇÃO E ATIVIDADES

O primeiro passo para ingresso das soluções é a publicação de editais de chamamento. As soluções inscritas serão analisadas quanto ao perfil do empreendedor, afinidade da solução com as temáticas do living lab, viabilidade de implementação da solução para testes, capacidade de produção do piloto, entre outras características. O living lab:

Intermedeia o teste de soluções na cidade, conectando usuários aos órgãos e organizações necessárias para a implementação das soluções;

Acompanha (por meio de um planejamento) o usuário na preparação dos testes, no aprimoramento e na validação da solução e do empreendedor;

Realiza atividades para engajamento da comunidade acadêmica (apresentando conhecimento científico) e convoca atores da sociedade e do governo para apresentarem demandas.

CONCEITOS

CONCEITO 1

O living lab é um espaço inovador que permite às empresas de tecnologia selecionadas implantarem soluções e produtos em um ambiente único com o objetivo de testá-las e validá-las, como um laboratório, mas junto aos seus potenciais clientes e usuários.

 

CONCEITO 2

Neste habitat de inovação, empresas privadas, instituições públicas e a sociedade civil podem trabalhar juntas na prototipação, desenvolvimento e validação de novos serviços, produtos e modelos de negócios em um ambiente real, tais como áreas urbanas, parques tecnológicos e redes colaborativas virtuais, permitindo aos diferentes atores colaborarem com o processo de inovação.

 

CONCEITO 3

Os living labs promovem a cultura de inovação entre os cidadãos, aproxima-os de novas tecnologias e, com isso, estimulam o empreendedorismo e desenvolvimento tecnológico voltados à solução de problemas urbanos, gerando benefícios mútuos para a sociedade.

 

TEMÁTICAS COM EIXO

DE ATUAÇÃO

ENERGIA, ÁGUA E MEIO AMBIENTE

Energia, Água e Meio Ambiente

Florianópolis conta com um Centro de Inovação em Energia Solar; Instituto de Petróleo, Energia e Gás, além da presença de diversas empresas que buscam novos produtos, serviços e processos para melhorar a gestão, geração, transmissão e distribuição de energia. Quanto à água, há uma demanda em soluções que, por exemplo, contribuam para diminuir perdas, principalmente durante a alta temporada. Questões relacionadas ao ruído sonoro na cidade, desastres naturais e ocupação do solo também são oportunidades para soluções inovadoras.

SEGURANÇA

Segurança

Soluções que contribuam a segurança da cidade e seus cidadãos, como por exemplo, serviços de monitoramento por câmeras.

GESTÃO PÚBLICA

Gestão pública

Soluções para melhorar os serviços públicos prestados à população, capazes de fornecer informações tratadas para o uso em processos de gestão e integrarem as plataformas existentes.

TURISMO, ECONOMIA CRIATIVA, CULTURA E ENTRETENIMENTO

Turismo e entretenimento

Turismo, economia criativa e do Mar compõem os eixos estratégicos do município, além disso, Florianópolis é reconhecida como cidade gastronomia pela UNESCO, o que mostra o potencial para soluções nestas áreas.

TRANSPORTES E MOBILIDADE

Transporte e mobilidade

O Comprometimento da mobilidade urbana, principalmente devido à sazonalidade é uma das áreas críticas do município. Soluções podem oferecer melhorias aos serviços de transporte existentes, assim como meios alternativos de locomoção ou produtos e serviços que contribuam para a mobilidade.

QUALIDADE DE VIDA E SAÚDE

Qualidade de vida e saúde

Florianópolis é uma das capitais com maior expectativa de vida em relação ao restante do País. As soluções podem, por exemplo, estimular a atividade física e a alimentação saudável. Além da população como potenciais clientes, há diversas instituições que atuam no ramo e buscam produtos e serviços para agregarem aos seus portfólios.

SOLUÇÕES PARA O COMÉRCIO

Solução para o comércio

Grande parte da arrecadação fiscal do município vem de empresas atuantes na área de comércio e varejo. O comércio e atividades relacionadas ao reparo automotivo também é expressivo. Os produtos e serviços a serem validados no living lab podem ser direcionados para o aumento de desempenho das empresas desses segmentos.

MAPA DE TESTES

CHAMADA

A Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) no uso de suas atribuições, conforme convênio firmado entre Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF) via Fundo Municipal de Inovação, lança informações básicas e regras para a seleção e partição de interessados em participar do programa Living Lab Florianópolis, doravante “Living Lab”. É incumbência da ACATE a implantação e gestão do Living Lab Florianópolis.

CHAMADA

A Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) no uso de suas atribuições, conforme convênio firmado entre Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF) via Fundo Municipal de Inovação, lança informações básicas e regras para a seleção e partição de interessados em participar do programa Living Lab Florianópolis, doravante “Living Lab”. É incumbência da ACATE a implantação e gestão do Living Lab Florianópolis.

NOTÍCIAS

ENTRE EM CONTATO
COM A REDE DE INOVAÇÃO
FLORIANÓPOLIS

* Campo obligatorio

© 2018 InCuca - Soluções Tecnológicas
X