Ecossistema de inovação de Florianópolis recebe representantes de centro de inovação vinculado ao Porto Digital
Integrantes do CESAR visitaram o Centro de Inovação ACATE Primavera e o Sapiens Parque e trocaram experiências sobre os ecossistemas
A ACATE recebeu a visita de integrantes do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (CESAR), centro de inovação vinculado ao parque tecnológico Porto Digital. Estiveram no CIA Primavera Augusto Galvão, Miguel Gaia e Thiago Veras, que fazem parte do CESAR Labs, área de inovação corporativa e empreendedorismo do Centro. Além da sede da ACATE, fez parte do roteiro o Sapiens Parque.
Daniel Leipnitz, presidente do Conselho Deliberativo da ACATE e presidente do Sapiens Parque recebeu os representantes do CESAR na última terça-feira. Leipnitz destacou a aproximação entre as instituições. “A visita do CESAR foi fantástica para que pudéssemos trocar uma série de iniciativas e de questões complementares de expertises e necessidades de ambos os ecossistemas”, afirma.
Segundo Augusto Galvão, a relação entre os ecossistemas pode gerar oportunidades para impulsionar negócios, pois um dos eixos estratégicos do Centro é trabalhar em rede e estabelecer conexões. Leipnitz complementa que o ecossistema de Florianópolis e de Recife são conhecidos como dois dos mais desenvolvidos do Brasil e há anos realiza-se a aproximação. “É uma oportunidade de trabalharmos projetos em conjunto para o desenvolvimento das duas comunidades, como também dos demais ecossistemas que têm como referência o Porto Digital e a ACATE”, finaliza.
O Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife atua em todo o ciclo de inovação, realizando pesquisas, formação de pessoas e novos modelos de negócios, desenvolvimento de soluções e conexão de empresas. Entre os projetos executados pela instituição está um programa de aceleração para negócios de diversos segmentos de mercado que realiza suporte para a evolução dos empreendimentos.