Ao levar cultura de dados para o RH das empresas, startup Feedz cresce 350% no ano da pandemia
Empresa reside no Centro de Inovação Soho, um dos quatro centros credenciados a Rede de Inovação Florianópolis. A Feedz saltou de um faturamento de R$ 500 mil em 2019 para R$ 2,6 milhões em 2020
A visão de que o setor de Recursos Humanos das organizações precisaria migrar para um modelo data driven (guiado por dados) para tomada de decisões foi o impulso que motivou, em 2018, a criação da Feedz, uma startup que desenvolve plataforma de análise de desempenho e engajamento de colaboradores.
Se o mercado estava começando a entender a necessidade de novas ferramentas para qualificar o trabalho dos RHs, a pandemia praticamente obrigou os gestores de pessoas a buscarem inovações para uma nova realidade de trabalho, à distância. “O que era importante para as empresas (o uso analítico de dados para Recursos Humanos) se tornou indispensável durante a pandemia e o isolamento social”, reflete o diretor de Marketing Gabriel Leite, cofundador da Feedz ao lado do CEO Bruno Machado Soares (CEO) e da sócia e Diretora Comercial Rafaela Cechinel.
A urgência dos RHs se traduziu em negócios para a startup com sede em Florianópolis: após fechar o segundo ano de fundação (2019) com uma receita de R$ 500 mil, a empresa cresceu 350% em 2020, com faturamento de R$ 2,6 milhões e um time três vezes maior: 46 pessoas numa equipe que iniciou o ano passado com 16.
A saída para superar a turbulência foi reduzir temporariamente a receita de clientes e fortalecer o desenvolvimento de novos serviços na plataforma. No auge da crise, a startup previa uma queda de 50% na receita, mas o resultado final foi um churn de 10%. A retomada aconteceu a partir de junho, com um recorde de vendas. Como destaca o diretor de marketing, “o trabalho remoto deixou os gestores e os RHs ‘cegos’ e eles precisaram de apoio tecnológico“.
Neste meio tempo, a empresa lançou features como um aplicativo para Android (o iOS deve sair em 2021), API para integração de dados, ferramentas para reuniões individuais (as “one on one”) e ouvidoria, além de conteúdos gratuitos sobre gestão de pessoas e modelos de desempenho (FeedzEduca), uma comunidade para profissionais do setor (Clube RH) e eventos online.
Para 2021, o foco é abrir um braço de serviços, oferecendo consultorias em metodologias como OKRs (objetivos e resultados-chave) e RH, ampliar o investimento em marketing e dobrar o faturamento. Por enquanto, nada de investimento externo – o bom resultado de 2020 garantiu o caixa para os próximos movimentos.
“O mercado de RH está num momento semelhante ao do marketing do início da década passada. Agora vivemos uma transição, em que os departamentos de pessoal estão olhando dados como uma parte da cultura organizacional, de tomar decisões a partir de indicadores. E estamos tangibilizando o valor disso para as equipes – e as empresas”, conclui Gabriel.
Centros de Inovação Florianópolis
Florianópolis abriga uma vasta quantidade de startups e corporações que desenvolvem soluções tecnológicas. Algumas dessas empresas podem ter suas sedes ou escritórios dentro dos quatro Centros de Inovação credenciados à Rede. São eles, CIA Primavera (na Rod. SC-401, bairro Saco Grande), CIA Downtown (no Centro de Florianópolis), Cia Sapiens Parque (em Canasvieiras, no Norte da Ilha) e o Soho (em Coqueiros, região da Grande Florianópolis). Os espaços promovem a conexão entre as empresas, oferecem qualificação, eventos, serviços compartilhados e oportunidades de negócio. A iniciativa tem como objetivo estimular a cultura da inovação e do empreendedorismo na capital catarinense, além de impulsionar e qualificar o setor de tecnologia para gerar e ampliar negócios inovadores no município.
Fonte: Com informações do SC Inova
Para saber mais sobre as novidades do ecossistema de inovação e tecnologia de Florianópolis, acesse as notícias e assine a newsletter mensal.