ACATE recebe visita de representante do Governo da Catalunha no Brasil
A delegada do Governo da Catalunha no Brasil, Paula Mèlich Bonet, visitou o Centro de Inovação ACATE Passeio Primavera, em Florianópolis, na última quarta-feira (26). Ela foi recepcionada pela vice-presidente de Relacionamento da ACATE, Betina Zanetti Ramos, e a diretora da Vertical Smart Cities, Thaís Nahas, que apresentaram a relevância do setor de tecnologia no estado de Santa Catarina e iniciativas da ACATE para apoiar os negócios.
A agenda fez parte da primeira visita oficial do Governo da Catalunha a SC e teve o objetivo de aproximar os ecossistemas. “Estamos conhecendo a ACATE, que é referência estadual na promoção e apoio às empresas no âmbito da inovação. Achei a experiência muito interessante e desejo conhecer mais para criar conexões com organizações semelhantes na Catalunha. Temos muitas semelhanças e vamos estreitar laços para que as empresas daqui e de lá possam interatuar e explorar possibilidades de negócios conjuntamente”, afirmou a representante catalã.
O encontro foi intermediado por Carlos Olsen, CEO da Global Business, consultoria que está presente em Florianópolis e Barcelona. A reunião teve como pauta as oportunidades de conexão entre startups e parceiros, grandes empresas e investidores tanto no Brasil quanto na Espanha.
Durante a visita, a delegada do Governo da Catalunha também conheceu uma das sedes do programa de inovação aberta LinkLab e os demais espaços CIA Passeio Primavera, o qual faz parte da Rede Catarinense de Centros de Inovação. Thaís Nahas lembrou que a iniciativa da Rede, do Governo do Estado de SC, teve como inspiração o modelo da Rede de Parques Científicos e Tecnológicos da Catalunha (XPCAT).
“Esta aproximação é importante para estabelecer parcerias e trocar experiências, visto que a Catalunha e especialmente Barcelona são referências com seus clusters de inovação. A capital catalã também é referência em urbanismo e cidade inteligente, sendo uma inspiração para nós, tanto para a Vertical Smart Cities quanto para Florianópolis e o estado”, destacou Thaís Nahas.
Os ecossistemas de inovação de SC e da Espanha encontram afinidades em iniciativas verticalizadas, a exemplo do programa Verticais de Negócios da ACATE e os clusters presentes em Barcelona. A cidade possui o centro de inovação DFactory, especializado em indústria 4.0, e o Barcelona Health Hub, voltado para saúde, além de diversos casos de sucesso na aplicação de inovação e tecnologia no ambiente urbano.
Alguns dos ambientes de inovação de referência destacados durante o encontro também foram: o Parque Científico da Universidade de Barcelona, que atua principalmente com pesquisas em saúde; o parque de inovação La Salle Technova, o qual promove incubação, aceleração e outras iniciativas para startups; e o distrito 22@Barcelona, espaço industrial que passou por revitalização para se tornar um laboratório de inovação urbana.
A capital catalã é sede de grandes eventos globais como o Mobile World Congress, que acontece início de março, o IoT Congress em maio e o Smart City Expo World Congress em novembro, além de sediar o Advanced Factories, congresso e feira com foco em tecnologias para a indústria, e o The District, conferência com ênfase em proptechs.
Fique por dentro do ecossistema! Siga a Rede de Inovação Florianópolis no Instagram e acompanhe também a ACATE através da newsletter, do LinkedIn e do Instagram.