Rede de Inovação Florianópolis completa sete anos e amplia sua atuação em 2025
Iniciativa que é resultado da parceria entre a Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF) e a Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), a Rede de Inovação comemora sete anos de atividades de fomento ao empreendedorismo inovador na capital de Santa Catarina. O projeto pioneiro no Brasil nasceu com o propósito de integrar Centros de Inovação (CIs) locais e, ao longo dos anos, contribuiu para a consolidação do município como referência nacional em tecnologia.
Lançada em 13 de abril de 2018, a iniciativa credenciou inicialmente quatro ambientes de inovação espalhados pela cidade, os quais passaram a ser sedes de atividades da Rede, entre elas: atendimento a empreendedores, eventos, capacitações e visitas técnicas de interessados em conhecer o ecossistema de inovação de Florianópolis.
Mais de 20 mil pessoas foram diretamente impactadas nos sete anos por meio de mais de 300 horas de consultoria a empreendedores, 10 mil visitas e 900 eventos realizados nos CIs com apoio da iniciativa. Apenas no ano passado, mais de 330 empreendedores e 2.050 visitantes foram atendidos pelo projeto.
Em 2025, a Rede de Inovação tem a meta de expandir o alcance. Uma das novidades é o credenciamento do primeiro Centro integrante do projeto na região Sul da Ilha de Santa Catarina – o CI TXM, administrado pela empresa TXM Methods, no Campeche. Outro espaço recém-credenciado é o CI Celta, da Fundação Certi, no Norte de Florianópolis. Ambos os ambientes se juntam aos habitats da ACATE já vinculados à Rede: CIA Passeio Primavera, no bairro Saco Grande; CIA Downtown, no Centro; e CIA Sapiens Parque.
A expansão tem o objetivo de ampliar as atividades de conexão do ecossistema com a população da capital catarinense e visitantes que realizam turismo de negócios ou que desejam empreender na cidade. Assim como os demais CIs, os dois novos credenciados também abrem oportunidades de desenvolvimento para empresas de tecnologia em iniciativas de incubação, inovação aberta, entre outras atividades.
Visando ampliar o acesso a mecanismos e políticas públicas que impulsionam a inovação em Florianópolis, a Rede lançou a série de e-books “Empreendendo no ecossistema de TI em Florianópolis” em 2025. Os conteúdos abordam temáticas e oportunidades relacionadas à legislação, infraestrutura e suporte disponíveis para empreendedores, além de iniciativas de capacitação e conexão de profissionais com o mercado de trabalho. Para fazer o download dos materiais, clique aqui.
O desenvolvimento do setor de tecnologia em Florianópolis
Florianópolis se consolidou como polo de inovação e tecnologia atrativo para investidores e empreendedores desde a criação da Rede, sendo a cidade reconhecida com o título de Capital Nacional das Startups (Lei 14.955/2024) e o ecossistema emergente da América Latina com a maior quantidade de investimentos em Venture Capital.
O desenvolvimento do setor no município foi acompanhado nos últimos anos pelo estudo Observatório de Inovação, lançado recentemente pela Rede. O levantamento mostra que Florianópolis é a capital brasileira com a maior representatividade da tecnologia no PIB municipal – com a participação de 25%. O segmento é composto por 6,1 mil empresas existentes na cidade, as quais faturam mais de R$ 12 bilhões e empregam 38 mil pessoas.
Fique por dentro do ecossistema! Siga a Rede de Inovação Florianópolis no Instagram e acompanhe também a ACATE através da newsletter, do LinkedIn e do Instagram.