Cônsul-geral da Alemanha visita ACATE
Com objetivo de debater sobre conexões entre os ecossistemas de inovação da Alemanha e de Santa Catarina, o cônsul-geral do país europeu, Marc Oliver Bogdahn, participou de reunião com o presidente da ACATE, Diego Ramos, na sexta-feira (04), no CIA Passeio Primavera, em Florianópolis. O encontro também teve a participação remota do vice-presidente de Ecossistema da Associação, Tulio Duarte, e André Kepler, diretor de Internacionalização do Polo ACATE-BLUSOFT.
Bogdahn se mostrou impressionado com a quantidade de instituições que fomentam o ecossistema de inovação catarinense e disse que a região precisa ser mais reconhecida no exterior. “O Sul do Brasil está se convertendo em uma região muito dinâmica para startups e novas tecnologias. Esperamos atrair mais investidores alemães”, destacou.
O presidente da ACATE também reforçou o interesse na aproximação: “A imigração alemã teve um importante papel no desenvolvimento da economia catarinense, principalmente pela fundação da indústria no estado. Agora, Santa Catarina tem uma nova economia emergindo, que é a da tecnologia, e vemos a oportunidade de estreitarmos relações para fomentar a inovação e a internacionalização de empresas”.
Durante a visita, Diego Ramos lembrou das origens do setor de tecnologia em Florianópolis, com o engenheiro mecânico‐eletricista, engenheiro civil, Caspar Erich Stemmer, que se especializou na Universidade de Tecnologia de Aachen, na Alemanha, e se tornou professor e reitor da Universidade Federal de SC (UFSC). O legado de Stemmer abrange atuação em prol da competitividade industrial e a inovação tecnológica, além da contribuição para o estabelecimento da Fundação Certi.
A reunião também debateu sobre conexões existentes na atualidade entre Santa Catarina e a Alemanha. André Kepler citou que, recentemente, a multinacional alemã T-Systems foi atraída para o município de Blumenau. A empresa instalou um centro global de delivery (GDC) na cidade em razão do ecossistema tecnológico local e a fluência em alemão de muitos profissionais.
Já o vice-presidente de Ecossistema da ACATE, Tulio Duarte, participou da reunião diretamente da Alemanha, onde realiza missão a uma das maiores feiras industriais do mundo, a Hannover Messe 2025. Anualmente, o evento tem países como parceiros e, em 2026, o Brasil será homenageado – o que é uma oportunidade para o país apresentar seu potencial tecnológico para o segmento industrial.
Fique por dentro do ecossistema! Siga a Rede de Inovação Florianópolis no Instagram e acompanhe também a ACATE através da newsletter, do LinkedIn e do Instagram.