Notícias / Projeto de prevenção a queimadas desenvolvido em Florianópolis vence prêmio da Nasa

Projeto de prevenção a queimadas desenvolvido em Florianópolis vence prêmio da Nasa

Dentre quase 10 mil soluções, ferramenta desenvolvida em Florianópolis venceu a categoria de “Impacto Local” em prêmio da Nasa.

Um time de cinco nômades digitais que se reuniu em Florianópolis foi vencedor do Nasa Space Apps Challenge, hackathon global realizado pela agência americana com o objetivo de promover soluções para desafios enfrentados no planeta e no espaço. O grupo desenvolveu uma ferramenta que utiliza inteligência artificial e dados abertos para monitorar queimadas em tempo real.

O projeto concorreu com outras 9.996 soluções propostas de 185 países e foi premiado na categoria de “Impacto Local”. A equipe intitulada “Team i.O” participou da seletiva do programa em Florianópolis, em outubro do ano passado, e contou com o apoio do hub de inovação Founder Haus, estabelecido em Jurerê Internacional.

Dois dos integrantes do time são brasileiros, que participaram ao lado de uma argentina, um sueco-alemão e um americano. Eles somaram talentos de áreas em que são formados, como programação, design, engenharia aeronáutica e de software. O participante Frank Mendes Rolim detalhou que a ideia do projeto surgiu após a identificação do problema de incêndios florestais no Brasil, que atingiu recordes em 2024, e as dificuldades que moradores de áreas rurais têm para acessar informações de monitoramento e prevenção das queimadas.

Como solução, a equipe propôs uma ferramenta com interface similar ao Chat GPT, na qual as pessoas podem interagir para obter informações sobre focos de incêndio próximos. Também é possível integrar a aplicação ao WhatsApp para o envio de notificações.

A criação do grupo passou pela etapa de validação junto a um fazendeiro e consultor do ramo do café de Ribeirão Preto (SP) que teve uma propriedade atingida pelo fogo. “Ele compartilhou ótimos insights dizendo que o que a gente estava criando poderia ajudar essa população a prever focos de incêndio antes que eles se alastrem. Nós identificamos que, três dias antes de quando começou o incêndio na fazenda dele, seria possível ter contido com antecedência e reduzindo o dano das queimadas”, contou o engenheiro de software Frank em entrevista ao NSC Total.

O anúncio da premiação foi acompanhado por três dos integrantes do grupo – Jan Koeppen, Victoria Moraes e Frank Rolim (na foto, da esquerda para a direita) – na sede do Founder Haus, em Florianópolis. A entrega do prêmio será realizada no dia 4 de junho no Estado de Maryland, nos Estados Unidos.

O Founder Haus é uma iniciativa do casal Paloma Lecheta e Nima Kaz, que conta com a parceria do hub de investidores Jupter e o Grupo Habitasul, tendo o objetivo de apoiar empreendedores focados em desafios relacionados à resiliência humana e sustentabilidade.

Fique por dentro do ecossistema! Siga a Rede de Inovação Florianópolis no Instagram e acompanhe também a ACATE através da newsletter, do LinkedIn e do Instagram.