Rede de Inovação Florianópolis apresenta resultados e destaca avanços no empreendedorismo
A Rede de Inovação Florianópolis apresentou ao Conselho Municipal de Inovação (CMI), na última quarta-feira (27), os resultados das atividades do projeto em 2024. Desenvolvida pela Prefeitura de Florianópolis e gerida pela ACATE, a iniciativa fomenta o empreendedorismo do setor de tecnologia na cidade.
Durante a apresentação, foram evidenciados os números de visitantes aos três Centros de Inovação, que compõem a rede municipal, em 2024. O total de 187 visitas técnicas aproximaram 1.726 pessoas ao ecossistema local. Um dos destaques foi o período do Startup Summit, quando missões nacionais e internacionais fizeram roteiros por Florianópolis.
O projeto também apoiou cerca de 300 empreendedores, de forma individual e coletiva, com orientações para o desenvolvimento de negócios na cidade. Junto ao programa ACATE Startups, a Rede também promoveu dezenas de capacitações ministradas por especialistas em temas relacionados a tecnologia, gestão, martketing e vendas.
Estudos estratégicos receberam apoio da Rede em 2024, como a pesquisa de Mapeamento de Demanda e Perfil de Talentos para o Setor de Tecnologia de Santa Catarina. O projeto também prevê o lançamento de um panorama com dados do ecossistema de TI de Florianópolis ainda neste ano.
Para o futuro, Rede almeja ampliar o número de Centros de Inovação credenciados. O objetivo é fomentar o desenvolvimento de diferentes regiões do município, oferecendo infraestrutura para empreendedores e negócios inovadores.
A Rede consolida Florianópolis como um dos principais polos de inovação do Brasil, reafirmando seu papel no fortalecimento do empreendedorismo e da economia local. Em reconhecimento à relevância de suas ações, a Rede foi indicada ao Startup Awards 2024, na categoria Política Pública de Inovação.
Além disso, Florianópolis também foi destaque ao vencer o prêmio Prefeitura Empreendedora, promovido pelo Sebrae, e recebeu importantes reconhecimentos, como o título de Capital Nacional das Startups, o 1º lugar no Ranking de Competitividade dos Municípios e a posição de Ecossistema Emergente da América Latina com mais investimentos em Venture Capital. Esses resultados reforçam o impacto positivo das iniciativas realizadas pela Rede de Inovação e pelo ecossistema da cidade.