Notícias / Prefeitura Municipal de Florianópolis promove programa Living Lab 5G

Prefeitura Municipal de Florianópolis promove programa Living Lab 5G

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Executiva de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, lançou o programa Living Lab 5G no dia 17 de fevereiro na Capital. Trata-se de um laboratório vivo que utiliza o ambiente real da cidade para testar e validar inovações tecnológicas e modelos de negócios utilizando a nova rede 5G.

Uma chamada pública será aberta nas próximas semanas, selecionando até 10 soluções inovadoras a serem testadas e que atendam aos desafios da cidade, como a conectividade, além da segurança, o saneamento e a mobilidade, por exemplo.

“Florianópolis é destaque quando se trata de tecnologia e desenvolvimento de inovação. A cidade tem muito a se destacar, tendo a prefeitura um papel importante ao viabilizar esta iniciativa junto de diversos parceiros, estimulando a validação de tecnologias que melhorem a qualidade de vida dos que moram na Capital”, explica Topázio Neto, Prefeito de Florianópolis.

Aprovado pelo Conselho Municipal de Inovação de Florianópolis, terá duração de aproximadamente 9 meses e iniciará suas atividades ainda em fevereiro, explica o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Juliano Richter Pires: “Um projeto pensado e desenhado para o desenvolvimento tecnológico da Capital, promovendo o uso do Wi-Fi gratuito para a inclusão de pessoas em vulnerabilidade social”.

O projeto iniciará pela implantação de infraestrutura 5G em uma região da cidade que será definida pela Prefeitura. Uma vez a infraestrutura instalada, o projeto segue sua implementação com a escolha das soluções inovadoras. Ao final, as soluções implantadas e testadas serão avaliadas e, se aprovadas, receberão um certificado de homologação valorizando e comprovando a efetividade de sua proposta.

A UFSC e a Prefeitura serão responsáveis, por meio de um edital de chamamento público, pela definição de critérios de seleção das empresas especialistas no assunto, sendo a Universidade encarregada da metodologia, execução e definição da banca avaliadora (multidisciplinar) dos projetos que farão parte do Living Lab. Parceiros e profissionais que compõem o Grupo de Trabalho 5G da ACATE e do ecossistema de inovação da cidade também estarão envolvidos no projeto.