CocreationLab: conheça os atores de fomento ao empreendedorismo em Florianópolis
Há espaço para toda e qualquer ideia inovadora no ecossistema da capital catarinense. Desde as que ainda não saíram do papel até as que já possuem maior grau de maturidade. Para indicar qual caminho os empreendedores devem seguir para desenvolver seus negócios, a Rede de Inovação Florianópolis dispõe de atendimentos especializados, nos quais conecta a comunidade com vários atores de fomento. Um deles é o CocreationLab, destinado a projetos em estágios mais iniciais.
Fundado em 2016, o CocreationLab é uma pré-incubadora com diversos cases de sucesso pelo Brasil e pelo mundo. Funciona como um laboratório de ideação, isto é, um ambiente colaborativo, onde indivíduos que tenham ideias nos setores de economia criativa possam transformá-las em negócios.
Anualmente, a iniciativa abre, em média, dois editais por turma (Cocreation Lab Senai SC, Cocreation Lab MESC, Cocreation Lab CTC/UFSC, Cocreation Lab Campeche, Cocreation Lab Monte Cristo, Cocreation Lab Abadeus, Cocreation Lab ES, Cocreation Lab DF, entre outras turmas já realizadas). Em cada uma delas, aproximadamente 15 projetos são contemplados, nas áreas de Tecnologia, Design, Artes, Turismo e Gastronomia. O processo seletivo é gratuito e inclusivo. Para participar, basta possuir motivação e interesse em aprender.
>> Confira a disponibilidade de editais
Etapas da pré-incubação
O CocreationLab foi criado para preencher uma lacuna inicial no suporte ao empreendedorismo florianopolitano. Até o seu surgimento, alguns projetos com potencial de gerar novos negócios tinham acesso restrito aos conhecimentos necessários para crescer. Isso porque, na maioria das vezes, não possuíam o nível de maturidade necessário para o ingresso nas incubadoras tradicionais.
Iniciou-se, assim, a construção de uma metodologia de pré-incubação, que atendesse à demanda de empreendimentos em fase de ideação: a TXM Methods (acrônimo para as palavras inglesas Think, Experience e Manage, que dão nome a cada uma das etapas do processo).
Ao longo de cinco meses, as iniciativas que ingressam no CocreationLab recebem orientação e apoio institucional para se estruturarem como empresas, sendo guiadas até a validação de seus modelos de negócios.
Na etapa “Think”, são dados os passos iniciais, com a idealização do propósito e do DNA da empresa. Em seguida, na “Experience”, são trabalhadas a validação e a construção do protótipo e/ou MVP do futuro negócio, entre outros pontos. Por último, na etapa “Manage”, ocorre a consolidação da organização interna da empresa, com plano de negócios, planejamento financeiro, plano de marketing e registro de marca.
A metodologia empregada pelo CocreationLab é completa, podendo ser formatada de acordo com as necessidades de cada empreendimento. Veja abaixo um vídeo de apresentação da pré-incubadora e saiba mais: