Consultoras da FAPESC visitam Centro de Inovação Blumenau e participam do 1º Encontro da Rede Catarinense de Centro de Inovação em Rio do Sul
A visita ocorreu com o intuito de fortalecer o ecossistema dos Centros de Inovação catarinenses
Na última quinta-feira (22), consultoras de Inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC) visitaram o Centro de Inovação (CI) de Blumenau e foram recepcionadas pelos consultores Tiago Nicchellatti e Gabrieli Marques Camillo, que apresentaram e guiaram a visita técnica.
Na ocasião, as consultoras tiveram a oportunidade de conversar com o presidente do Conselho de Administração no Instituto Gene Blumenau, Udo Schroeder, com o objetivo de incentivar o trabalho em rede.
1º Encontro da Rede Catarinense de Centros de Inovação em 2021
O 1º Encontro da Rede Catarinense de Centro de Inovação, realizado em Rio do Sul, reuniu gestores de cerca de 80% de todos os Centros que compõem a Rede Catarinense dos Centros de Inovação, contando com a presença de 12 dos 15 CIs do estado, dos seguintes municípios: Blumenau, Brusque, Caçador, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Lages, São Bento do Sul, Videira, além de Rio do Sul.
Durante o encontro, ocorreu uma breve apresentação sobre as metodologias aplicadas dentro de cada centro de inovação. Também foi destacado a estruturação do ecossistema de Brusque, o fortalecimento do Órion Parque, o grande desafio da Expansão MIDITEC em Blumenau e a Academia de Inovação em Jaraguá do Sul, fatores que fortalecem o ecossistema da inovação catarinense.
A ACATE ainda apresentou sua metodologia que foi desenvolvida em parceria com a VIA Estação Conhecimento aplicada em parceria com a Prefeitura Municipal de Florianópolis.
O objetivo desse encontro foi o fortalecimento dos CIs e irradiar para os municípios vizinhos as conexões, cooperações e colaborações fomentadas pelos Centros, para que sejam vistos como ecossistemas em constante conexão.
A ação integradora contou com a participação do presidente da FAPESC, Fábio Zabot Holthausen, da gerente de inovação, Gabriela Mager, e do gerente, Henrique Fernandes Bez. Eles apresentaram informações essenciais sobre os editais com as inscrições abertas nas áreas da Ciência, Tecnologia e Inovação pela Fundação, que são uma das ações dos 25 anos FAPESC.
O diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE), Moris Kohl, juntamente com a gerente da Rede Catarinense de Centros de Inovação, Iuana Reus, e o gerente de Negócios Inovadores da SDE/SC, Guilherme Murara, falaram sobre ações para melhoria e fortalecimento da Rede de CIs. Além disso, a equipe abriu espaço para os consultores da FAPESC trabalharem diretamente com a SDE em ações para os centros de inovação, como o projeto de especialização inteligente dos centros.
O encontro objetivou a discussão das ações desenvolvidas no ecossistema de ciência, tecnologia e inovação de cada região, e mapeamento de desafios e potencialidades na atuação de cada Centro de Inovação.
FAPESC
A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina, FAPESC, é uma das instituições comprometidas a fomentar as ações de integração entre os Centros de Inovação do Estado. Esses centros costumam estabelecer elos entre pesquisa e mercado. Por isso, a ACATE é uma entidade parceira da FAPESC, órgão do governo estadual, que repassa recursos públicos para a execução de atividades de pesquisa, inovação, capacitação de recursos humanos e difusão de conhecimentos. Por meio desses recursos é possível contratar os bolsistas que atuam para o fortalecimento dos centros credenciados à Rede Catarinense de Centros de Inovação. Esse vínculo proporciona ao ecossistema de inovação um crescimento com base sustentável e consonante com as necessidades das empresas catarinenses que buscam aprimorar-se e renovar-se para fortalecer e fomentar o setor de tecnologia em Santa Catarina.
Rede de Centros de Inovação do Governo do Estado
A Rede de Centros de Inovação do Governo do Estado oferece serviços que apoiam o empreendedor desde o momento em que o negócio é apenas uma ideia até estar pronto para encarar o mercado, crescer e escalar. Além disso, os Centros de Inovação estimulam a inserção da cultura de inovação nas empresas de cada região possibilitando a conexão entre startups e empreendedores com empresas consolidadas e outros atores importantes. Para operacionalizar esses objetivos, os Centros de Inovação dispõem de serviços como pré-incubação de empresas, incubação, aceleração, coworking, espaço maker, espaço para eventos e capacitações, espaço para P&D, Marketplace, One Stop Shop, conexão com instituições financeiras e investidores e assim por diante. Esses serviços e atividades são oferecidos diretamente pelo Centro ou por meio de parceiros do ecossistema. Atualmente, a Rede de Centros de Inovação do Governo do Estado opera 5 centros localizados em Lages, Jaraguá do Sul, Joinville, Videira e Florianópolis, e está em implantação em Blumenau, Chapecó, Itajaí, Joaçaba, Tubarão, Brusque, São Bento do Sul, Caçador e Rio do Sul.