Notícias / Governo do Estado de SC apresenta parceria para internacionalização de ambientes de inovação

Governo do Estado de SC apresenta parceria para internacionalização de ambientes de inovação

Evento que será realizado amanhã (07) apresentará a parceria entre a Rede de Centros de Inovação do estado e os Centros Inovação Brasil – Europa, estabelecidos no Brasil através da associação Enrich in Lac

A Rede Catarinense de Centros de Inovação do estado de Santa Catarina passará a ser membro dos Centros de Inovação Brasil – Europa, estabelecidos pela associação Enrich in Lac (European Network of Research and Innovation Centres and Hubs in Latin America). Esta parceria se dará através da associação da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável à entidade europeia que opera na América Latina. A conexão entre as redes de centros de inovação será apresentada amanhã, às 9 horas, através do canal da Enrich no YouTube.

O objetivo desta parceria é estabelecer o intercâmbio de conhecimentos através da inovação realizada pelos ambientes de inovação de Santa Catarina e da Europa. Além disso, a conexão facilitará a realização de negócios. O intercâmbio entre estes ambientes faz parte do propósito da Enrich in Lac, que busca promover a cooperação em pesquisa, tecnologia e empreendedorismo entre a Europa e a América Latina.

A parceria com a associação europeia reforça ações dos Centros de Inovação de Santa Catarina, que estabelecem elos entre pesquisa e mercado. Entre as ações está a conexão internacional, presente no portfólio de funções dos CIs, que visa a internacionalização de empresas, a cooperação institucional, entre habitats de inovação, para o comércio e com organizações internacionais.

A rede que reúne os Centros de Inovação do Estado é fomentada pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), que está comprometida em realizar ações de integração entre os ambientes de inovação de Santa Catarina. Por isso, a ACATE é uma entidade parceira da Fapesc, órgão do governo estadual, que repassa recursos públicos para a execução de atividades de pesquisa, inovação, capacitação de recursos humanos e difusão de conhecimentos. Por meio desses recursos é possível contratar os bolsistas que atuam para o fortalecimento dos centros credenciados à Rede Catarinense de Centros de Inovação. Esse vínculo proporciona ao ecossistema de inovação um crescimento com base sustentável e consonante com as necessidades das empresas catarinenses que buscam aprimorar-se e renovar-se para fortalecer e fomentar o setor de tecnologia em Santa Catarina.