Notícias / Como desenvolver projetos para submeter a editais?

Como desenvolver projetos para submeter a editais?

Editais públicos e privados acontecem durante todo o ano, cada um tem seus objetivos e suas exigências. De modo geral, visam promover soluções que transformem demandas da sociedade. Projetos voltados para tecnologia e inovação, por exemplo, têm a oportunidade de serem inscritos em editais da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC). 

Os editais são oportunidades para empreendedores e startups receberem suporte financeiro para colocar suas ideias e modelos de negócio em prática. Entretanto, existem dúvidas na produção desses projetos a serem submetidos que podem ser esclarecidas de modo geral.

É preciso estar atento a todas as exigências, informações e critérios contidos nos editais, mas ao considerar um projeto comum, alguns itens são essenciais na construção de um projeto para conseguir incentivo financeiro. Os principais tópicos de desenvolvimento de um projeto a ser submetido a um edital são: contexto, objetivos, justificativa, metodologia e cronograma financeiro. Todos esses pontos devem ser bem elaborados e definidos na produção do documento.

Contexto

É destinado a apresentação geral da ideia ou modelo de negócio. São descritas as principais informações nas quais o projeto se enquadra e quais as relações com os objetivos do edital.

Objetivos (geral e específico)

Nesse tópico são identificados os objetivos do projeto que será submetido, primeiro de forma geral e, posteriormente, de modo específico. Devem ser explicados os resultados que o projeto pretende alcançar e o potencial presente na solução oferecida.

Justificativa

Aqui, destaca-se o diferencial do projeto, o que justifica a disponibilização do recurso. Quais os parâmetros e porquê o produto ou serviço é relevante e ideal para os objetivos do edital.

Metodologia 

O item é reservado para a explicação dos métodos utilizados, como é feito, quais critérios segue, os dados e informações necessárias, quais ferramentas são utilizadas, condições diretamente relacionadas aos resultados esperados. 

Cronograma financeiro

Esse tópico deve ser elaborado pressupondo que o projeto seja o escolhido. Assim, deve-se apresentar como o recurso será utilizado, para onde os valores serão destinados, além de apresentar datas e condições do projeto.

*As informações aqui prestadas não são regras, mas baseadas em editais lançados pela Fapesc.

Como submeter projetos ao Programa de Incentivo à Inovação?

O Programa de Incentivo à Inovação, promovido pela Prefeitura Municipal de Florianópolis, por meio da Secretaria de Turismo, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, tem como objetivo impulsionar o empreendedorismo inovador na cidade. Empreendedores interessados em desenvolver um produto ou serviço inovador enviam propostas e, quando aprovadas, recebem uma carta para buscar apoio financeiro de empresas já estabelecidas que ao ajudarem ganham incentivo fiscal, como desconto no IPTU.

O programa foi regulamentado pela Lei Municipal da Inovação que permite que pessoas residentes em Florianópolis proponham a abertura ou ampliação de um novo negócio. Para submeter um projeto é necessário obter a validação de um Arranjo Promotor de Inovação (API). Em seguida, inscrever a proposta pelo site. 

O período de apresentação ocorre três vezes ao ano:

1º de janeiro a 31 de março;

1º de abril a 30 de junho;

1º de julho a 30 de setembro.

Após os prazos, as apresentações são analisadas por uma comissão técnica e pela gestão do programa. O resultado é divulgado no Diário Oficial do Município, no site do projeto e via e-mail dos candidatos. 

Desse modo, empresas ou pessoas físicas tornam-se aptas para buscar empresas incentivadoras que aportem financeiramente os projetos dentro do programa. O valor máximo de captação por projeto é de 50% do limite de faturamento anual da empresa a ser incentivada, com prazo de implantação do projeto em até dois anos. Os projetos aprovados podem obter até 20% do ISS e até 20% do IPTU devidos de contribuintes do município. Os financiadores podem ser pessoas físicas ou jurídicas. 

Saiba os critérios e os documentos necessários para participar do programa baixando o e-book: Conheça dicas valiosas sobre como submeter projetos ao Programa de Incentivo à Inovação.