128 cidades comemoram o Dia Mundial da Criatividade
Festival global que nasceu no Brasil distribuirá 112 mil bolsas de estudo no país por acreditar no processo de aprendizagem contínua como papel importante para a retomada da economia pós-pandemia
O World Creativity Day é o maior festival colaborativo de criatividade do mundo e ocorrerá simultaneamente em 128 cidades de 18 países nos dias 21 e 22 de abril. Para este ano, o evento global terá o tema Novo Mundo, Novas Habilidades e a maior feira de experiências educacionais criativas com a intenção de acelerar o desenvolvimento do capital humano com foco nas 10 principais habilidades para o futuro apresentadas pelo Fórum Econômico Mundial. No Brasil, 101 cidades participam do World Creativity Day que, neste ano, está liderando a maior campanha de doação de bolsas de estudos já realizada com o apoio de algumas das melhores e mais influentes escolas de cursos livres do país. Serão 112.695 bolsas de até 100%, com o objetivo de ampliar a capacidade criativa da sociedade para acelerar a retomada da economia pautada pela inovação e pelo conhecimento em rede.
Chegando à 4ª edição, o evento tornou-se mundialmente conhecido após a ONU ter estabelecido o Dia Mundial da Criatividade e Inovação em seu calendário oficial em 2017. Em 2021, o festival será online e o palco principal aberto pela plataforma YouTube com a participação de representantes da UNESCO e palestras de especialistas da Singularity University, The School of Life, entre outras.
A edição deste ano conta com o patrocínio global da Kingston, líder mundial em produtos de memória e soluções de tecnologia e tem sede em Fountain Valley, na Califórnia (EUA). “Acreditamos que a criatividade é a força que move o ser humano em busca de respostas e de novos jeitos para melhorar a vida e a sociedade. Há 34 anos a Kingston cria e fabrica soluções de memória e armazenamento e está presente em muitos dispositivos, desde tecnologia wearable, como os smart-watches, até PCs, notebooks e tablets”, conta Fabio Bottallo, gerente sênior de marketing estratégico da Kingston, que, ao lado das marcas Ambev e Grupo In Press, ajudam a potencializar ainda mais o papel da criatividade e da inovação na vida das pessoas.
E também oferecerá mais de 1.500 atividades simultâneas através do aplicativo Dia da Criatividade, disponível para iOS e Android. Tudo produzido por inspiradores e especialistas em mais de 120 cidades de 18 países, consolidando a data como a maior experiência imersiva do planeta com a missão de acelerar a revolução da aprendizagem e garantir que milhares de pessoas possam desenvolver novas habilidades com foco em empregabilidade e geração de renda, contribuindo para reduzir os danos e prejuízos causados pela pandemia.
“Estamos diante de uma mudança de paradigma na qual a retomada da confiança pós-pandemia deve servir como um catalisador para uma revolução na aprendizagem que garanta a transição para uma economia digital e de baixo carbono garantindo emprego e renda para todos através da criatividade”, avalia o idealizador e diretor-geral do World Creativity Day, Lucas Foster.
O coronavírus acelerou a automação do trabalho e o Fórum Econômico Mundial chamou a atenção para o risco de uma nova geração perdida. Desse modo, emprego e geração de renda serão tão importantes quanto o combate à doença a partir de agora. Muitas pessoas estão com medo de perder seus empregos e tantas outras tiveram que empreender. Por isso o desenvolvimento de novas habilidades é tão importante. Seja para garantir a empregabilidade ou para fazer o novo negócio dar certo.
“O Fórum Econômico Mundial lançou o movimento Reskilling Revolution, cujo foco é impactar 1 bilhão de pessoas até 2030 no desenvolvimento de novas habilidades como o pensamento crítico, a resolução de problemas complexos, criatividade e originalidade, liderança e influência social”, reforça Foster.
“Decidimos apoiar a nova educação para o desenvolvimento de habilidades do futuro como forma de ampliar a capacidade criativa da sociedade, recriando o desenvolvimento social econômico pautado pela sustentabilidade e pelo conhecimento em rede”. Além das 10 sugeridas pelo órgão internacional, a World Creative Organization optou por incluir outras três categorias que consideram fundamentais: consciência ambiental, interdependência e regeneração, respeito à diversidade, gêneros e relações étnico-raciais, e artes, técnicas e expressão artística.
“O World Creativity Day é um evento único, plural, inovador e colaborativo, que tem total sinergia com o que acreditamos ser uma das principais missões das organizações nos dias de hoje: atuar como verdadeiros agentes de transformação social. Para promovermos mudanças concretas, precisamos, mais do que nunca, mobilizar e engajar as nossas redes, compartilhando conhecimento de forma democrática e acessível”, celebra a CEO do Grupo In Press, Kiki Moretti, que também patrocina o evento.
Bolsas de estudo podem chegar a 100% nas escolas criativas parceiras
Depois do evento online totalmente gratuito nos dias 21 e 22 de abril, os participantes poderão ter acesso a bolsas de estudos que podem chegar a 100% de desconto nos cursos livres oferecidos pelas escolas parceiras do Dia Mundial da Criatividade, como a Singularity University, Doméstika, a Descola, a ECHOS, a Saibalá,Perestroika e The School of LIfe. Serão até 112 mil bolsas, o equivalente a R$ 14 milhões doados em bolsas de estudo mostrando que as escolas apoiam a causa e a comunidade do World Creativity Day. Basta utilizar o código de participação nas atividades dos dias 21 e 22 para acessar a plataforma Creative Card.
A World Creativity Organization é responsável pelo World Creativity Day e acredita que empregabilidade e geração de renda serão a causa mais importante do ano. Por isso, aliou-se ao programa do Fórum Econômico Mundial e irá fazer sua revolução criativa pela educação para as novas habilidades.
*Fonte: World Creativity Day