Living Lab Florianópolis finaliza primeiro ciclo de testes de soluções inovadoras
Ação da Rede de Inovação Florianópolis propiciou testes de diversas soluções
Desde o início de janeiro até o final de julho dez empresas selecionadas para o primeiro ciclo do Programa Living Lab puderam realizar diversas conexões, testar e aprimorar suas soluções antes de lançar seu produto no mercado. O projeto pioneiro no Brasil é uma iniciativa da Rede de Inovação Florianópolis parceria entre a Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF), a Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) que conta com apoio metodológico do grupo VIA Estação Conhecimento.
O período de seis meses de testes em ambiente real – e com o público-alvo – de produtos para atender as demandas existentes no município foi viabilizado a fim de verificar diversos pontos das soluções antes de serem comercializadas. Os critérios para receber a certificação após este período foram:
✅ cumprimento do planejamento;
✅ conexões realizadas;
✅ usabilidade;
✅ adequação;
✅ utilidade;
✅modelo de negócio;
✅facilidade de implementação pelo potencial cliente e diferencial competitivo.
Assim, das dez empresas participantes do primeiro ciclo do Programa, apenas uma não recebeu a certificação de participação por não atingir a pontuação mínima dos critérios citados acima. Duas empresas cumpriram os requisitos para a certificação de participação no Programa, porém, após avaliação final não receberam a recomendação para escalabilidade, pois ainda precisam aprimorar seus produtos para lançamento em larga escala no mercado.