Monking e Audaces lançam novos espaços de tecnologia e inovação em Florianópolis
Duas empresas de tecnologia sediadas em Florianópolis anunciaram inaugurações de espaços de tecnologia e inovação nas últimas semanas. A Monking, empresa de comunicação para negócios inovadores, abrirá um estúdio que funcionará como laboratório para desenvolvimento, testes e produção de novos formatos audiovisuais com uso de inteligência artificial (IA) generativa. Já a Audaces, multinacional ítalo-brasileira, lança sua nova sede com um hub que conecta toda a cadeia produtiva da moda.
Ambas as empresas são associadas à ACATE, inclusive, o novo estúdio da Monking estará situado dentro do espaço do programa de inovação aberta LinkLab da Associação, no CIA Primavera. A iniciativa da empresa de comunicação é resultado de um investimento na modalidade marketing for equity na Treehouz, startup especializada em criação de conteúdo automatizado. Nessa parceria estratégica, a catarinense terá participação societária e contribuirá para o crescimento da startup.
“Esse investimento é um passo natural dentro da nossa visão de inovação para comunicação. Com o novo laboratório, queremos impulsionar o mercado criativo do Brasil para a próxima era”, afirmou Eduardo Vieira, CEO da Monking, ao portal SC Inova.
Além disso, serão colaboradores do ambiente da Monking: David Benalcázar Chang, COO da metaKosmos, que realizará consultoria em processos criativos envolvendo tecnologia e inteligência artificial; e Jacques Dequeker, fotógrafo, diretor e artista visual, que utilizará o laboratório para desenvolver seu projeto pessoal DQKER AI Studio.
Já o hub de tecnologia e inovação da Audaces será um espaço de conexão entre startups, universidades, franqueados e distribuidores, possuindo um estúdio para experimentação de processos e soluções em tempo real. A nova sede tem 1,8 mil m² de área construída, investimento total de mais de R$ 10 milhões e capacidade para até 176 profissionais em atividades fixas e temporárias.
“A inovação só acontece quando há colaboração entre diferentes atores. Para isso, pretendemos conectar esses diferentes players por meio de eventos, programas de aceleração, conteúdos educacionais e parcerias de co-desenvolvimento, criando um ambiente propício para a inovação aberta e colaborativa dentro da moda”, destacou Matheus Fagundes, CEO da Audaces nas Américas, ao SC Inova.
A nova sede faz parte do plano de expansão da fashiontech, com a expectativa de dobrar o seu faturamento ano a ano e atingir 70% de market share global em soluções tecnológicas para o setor até 2030. A Audaces é participante das Verticais de Negócios da ACATE nos segmentos de Manufatura 4.0 e Varejo, além do Grupo Temático de Internacionalização.
*Com informações de SC Inova e Startupi/ Fotos: Divulgação
Fique por dentro do ecossistema através da newsletter, do LinkedIn e do Instagram da ACATE.