Capital Nacional das Startups é destaque em artigo de investidora publicado na Exame
Uma das investidoras anjo mais influentes do país e que ocupa uma das cadeiras do Shark Tank Brasil, Cláudia Rosa assina o artigo intitulado “O que aprender com a Capital Nacional das Startups”, publicado no portal da revista Exame, no último dia 15 de dezembro. Ela relata seu contato com o ecossistema de inovação de Florianópolis para descobrir os motivos que levaram a cidade ser nomeada pela Lei nº 14.955/2024, além das lições que o município tem a oferecer.
A investidora apresenta Florianópolis com dados relevantes sobre a dimensão do ecossistema inovação, como o número de 676 startups instaladas na cidade – 42% do total de 1.604 negócios do tipo presentes em todo o estado de Santa Catarina, conforme dados do estudo Sebrae Startups Report Santa Catarina 2024.
Ela também relata conversas com o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, a secretária de Turismo, Zena Becker, e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Juliano Pires, sobre desafios do setor no município, entre eles a atração de altos investimentos em Venture Capital.
O artigo aborda a rede de suporte aos empreendedores na cidade constituída por organizações como o Sapiens Parque, a Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (Certi), o LIDE Santa Catarina e a ACATE. Sobre a Associação Catarinense de Tecnologia, Cláudia destaca a história e iniciativas da entidade que é o Hub de Tecnologia do Ano eleito pelo Startup Awards. Ela cita a relevância da incubadora MIDITEC para a fomação de startups e as conexões estabelecidas pela ACATE com outros países para a internacionalização de empresas.
Para ler o artigo “O que aprender com a Capital Nacional das Startups” na íntegra, clique aqui.
Tem interesse em conhecer o ecossistema de Florianópolis?
Parceria da Prefeitura de Florianópolis com a ACATE, a Rede de Inovação Florianópolis é composta pelos Centros de Inovação ACATE – Passeio Primavera, no bairro Saco Grande; Sapiens Parque, na região Norte da ilha; e Downtown, no Centro. Estes espaços podem ser visitados por pessoas interessadas em conhecer o ecossistema e o setor de tecnologia do município. Cada um dos ambientes concentra sedes de dezenas de empresas, coworkings, além de organizações e iniciativas que apoiam o desenvolvimento de negócios inovadores.
As visitas ao CIAs são gratuitas e guiadas pela equipe da ACATE mediante agendamento por meio do formulário neste link com, no mínimo, um dia de antecedência. A apresentação dos espaços acontece exclusivamente de segunda a sexta-feira, em horário comercial, com o limite de 35 pessoas e duração média de uma hora.
Para saber mais sobre a Rede de Inovação Florianópolis, clique aqui.
*Foto: Divulgação
Fique por dentro do ecossistema! Siga a Rede de Inovação Florianópolis no Instagram e acompanhe também a ACATE através da newsletter, do LinkedIn e do Instagram.