Rede de Inovação Florianópolis: o seu contato com o ecossistema
Empreendedores e futuros empreendedores de todo o país têm acesso gratuito a apoio especializado na capital catarinense. Como a inovação se faz conectando pessoas, a Rede de Inovação Florianópolis — projeto da Prefeitura Municipal (PMF), em parceria com a Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) — serve de ponte entre ideias inovadoras e diversos atores do ecossistema, capazes de impulsionar negócios.
Desde a sua criação, em 2018, a Rede de Inovação é a principal forma de contato entre quem quer empreender e o ecossistema de inovação florianopolitano. Através de atendimentos presenciais e remotos, visitas técnicas e um chat on-line, interessados podem descobrir as oportunidades que a capital tem a oferecer.
Por que procurar a Rede de Inovação?
Cada ideia inovadora demanda atenção e recursos específicos. Ao procurar a Rede, o empreendedor fica por dentro das múltiplas possibilidades existentes para seu negócio e recebe encaminhamentos personalizados. A depender do perfil e nível de maturidade, uma iniciativa pode ser conectada com diversos atores, como Sebrae, Fapesc, Bridge 1o1, Cocreation Lab, ACATE, MIDITEC, LinkLab, UFSC, serviços da Prefeitura, entre outros.
Uma equipe de agentes promotores da inovação está disponível para ajudar nesses atendimentos, espalhada em diferentes ambientes da capital. No bairro Coqueiros, região continental, o Centro de Inovação SOHO oferece espaço dinâmico e integrado para empresas de economia criativa. Já na Ilha de Santa Catarina, o Centro de Inovação ACATE Downtown conecta empreendimentos, em meio aos agitos do centro histórico. À beira da SC-401, o CIA Primavera converge o ecossistema local em um só ambiente, voltado para colaboração e networking, no bairro Saco Grande. Por sua vez, o CIA Sapiens Parque impulsiona negócios na região norte, próximo às praias de Jurerê, Canasvieiras e Cachoeira do Bom Jesus. E, em breve, um novo escritório credenciado, dentro do Albatroz Centro de Inovação, será inaugurado nos Ingleses.
Como ter acesso aos atendimentos da Rede?
Os atendimentos de orientação às pessoas que desejam empreender na cidade estão entre os serviços gratuitos oferecidos pela Rede de Inovação Florianópolis. Viabilizados pelos Escritórios de Promoção da Inovação (EPIs), eles operam em modelo presencial e on-line, mediante agendamento prévio. A comunidade empreendedora também pode esclarecer dúvidas pontuais sobre o ecossistema, através do chat on-line — disponível no canto inferior direito do site da Rede —, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas.
Interessados em conhecer de perto os centros de inovação da capital podem ainda agendar visitas guiadas, através do link. Em 2021, mais de mil pessoas foram impactadas com acesso a esses ambientes inovadores e geradores de oportunidades.