Notícias / CIA Primavera recebe visita do Governo da Estônia

CIA Primavera recebe visita do Governo da Estônia

Berço de empresas de tecnologia de fama global, país do Norte da Europa é conhecido por seus incentivos às startups

 

O Centro de Inovação ACATE Primavera recebeu, na manhã de 9 de fevereiro, uma visita internacional do Governo da Estônia. Banhado pelo mar Báltico, o país europeu concentra o maior número de “startups unicórnio” per capita do mundo. De lá, surgiram empresas mundialmente conhecidas, como Skype, Pipedrive, Wise (antiga TransferWise), Bolt e Playtech.

Sander Sillavee e Annika Jars, membros da Startup Estonia, vieram conhecer de perto o ecossistema catarinense, acompanhados pela brasileira Thais Coelho (Taiz Coe),  Business Development & Partnerships Coordinator da E-Residency. Os três aproveitaram para apresentar as oportunidades que o governo da Estônia oferece às startups, trocando experiências com integrantes da equipe da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) e da Rede de Inovação Florianópolis.

“Ficamos muito felizes e extremamente inspirados por conhecer esse lugar vibrante, de troca de conhecimentos e parcerias. É maravilhoso ver como uma comunidade vibrante está transformando o setor tecnológico de Santa Catarina em algo reconhecido internacionalmente. Também foi muito legal visitar o LinkLab e descobrir como a ACATE tem fomentado conexões entre a inovação e as corporates há anos consolidadas no mercado”, comenta Thais Coelho. “Nossa visita a Florianópolis foi reveladora e, com certeza, essa não será a última vez que visitaremos a cidade”

 

Um ecossistema de inovação pulsante

Com cerca de 1200 startups e 9 unicórnios, tendo uma população de apenas 1,3 milhão, a Estônia possui uma startup por 1000 habitantes. A cada 100 pessoas no território, pelo menos uma está envolvida com startups.

O ecossistema de inovação do país deve parte desses números ao fato de que as crianças estonianas são encorajadas, desde o ensino primário, a ter aulas de programação. As grades curriculares do Ensino Médio incluem aulas de desenvolvimento de softwares inovadores, como aplicativos de bitcoin.

Também, aceleradoras, incubadoras, instituições públicas, privadas e do terceiro setor têm se organizado em um movimento para acelerar a economia do país. “Startup Estonia órgão governamental do qual Sillavee e Jars fazem parte une essas iniciativas para fomentar o empreendedorismo e tornar a Estônia um dos melhores lugares para a instalação de novas empresas.

Outra aposta do governo estoniano para atrair investimentos e conexões internacionais é a E-Residency, uma espécie de identidade digital que facilita a abertura de negócios de sede eletrônica na União Europeia, por pessoas estrangeiras interessadas.

 

Sobre a Rede de Inovação Florianópolis

Visitas guiadas pelos centros de inovação são um dos serviços oferecidos à comunidade pela Rede de Inovação

A Rede de Inovação Florianópolis, parceria entre a ACATE e a Prefeitura de Florianópolis (PMF), reúne quatro centros de inovação na capital catarinense: CIA Downtown (bairro Centro), CIA Primavera (bairro Saco Grande), CIA Sapiens Parque (Norte da Ilha) e SOHO (bairro Coqueiros, região continental). Iniciativa pioneira no Brasil, foi criada para apoiar o empreendedorismo, promover a cultura de inovação e ativar o ecossistema local, gerando oportunidades e negócios para o município.

O CIA Primavera, visitado pelo Governo da Estônia, concentra a sede da ACATE, seu programa de inovação aberta (LinkLab) e demais atores, como o fundo de venture capital Invisto. Situado na Rodovia SC-401, possui uma ampla infraestrutura, com escritórios de dezenas de empresas, coworking e espaços para eventos.