Notícias / CIA Sapiens Parque impulsiona negócios na região norte de Florianópolis

CIA Sapiens Parque impulsiona negócios na região norte de Florianópolis

CIA Sapiens Parque

O Centro de Inovação ACATE Sapiens Parque é um dos quatro ambientes credenciados pela Rede de Inovação em Florianópolis que atua no fomento ao empreendedorismo na capital catarinense. Localizado no norte da Ilha de Santa Catarina e próximo às praias de Jurerê, Canasvieiras e Cachoeira do Bom Jesus, o centro se situa no Sapiens Parque, uma referência em tecnologia no Brasil que concentra empresas, entidades, projetos universitários, entre outros players do ecossistema de inovação florianopolitano.

Daniel Leipnitz, atual presidente do Sapiens Parque destaca a relevância do CIA e sua localização no extremo norte da ilha. “Os espaços físicos de inovação são grandes estimuladores para que mais pessoas entrem no segmento do empreendedorismo e da inovação”, afirma Leipnitz, que foi presidente da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) entre 2016 e 2020 e participou ativamente do processo de idealização do habitat.

O CIA Sapiens Parque nasceu da iniciativa de empresas associadas que escreveram um projeto e participaram de um edital da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) para conseguir fundos que o viabilizassem, e a ACATE entrou como entidade parceira. Posteriormente, o espaço foi credenciado como um ambiente da Rede Municipal de de Inovação.

“Ele foi idealizado para as empresas terem um espaço que fosse próprio, no sentido das empresas terem uma presença física nesse ambiente que é tão importante para o futuro do nosso estado e nossa cidade” finaliza Leipnitz, que também é autor organizador do livro “Ponte para Inovação”, um guia com base nas experiências de vetores florianopolitanos sobre a construção de ecossistemas.

O impulsionamento do empreendedorismo no CIA Sapiens Parque

O CIA Sapiens Parque atua na geração e desenvolvimento de negócios, por exemplo, através de iniciativas da Rede, como os Escritórios de Promoção da Inovação (EPIs), que permitem que empreendedores conheçam o espaço e recebam auxílio em aspectos como, registro, instalação da empresa na cidade e programas de incentivo realizados pelo executivo municipal. O ambiente também conta com a sede física do MIDITEC, a incubadora da ACATE para empreendimentos de tecnologia

As empresas incubadas no MIDITEC contam com um amplo espaço de coworking destinado ao impulsionamento de negócios. Mariana Cândido, coordenadora do programa aponta as oportunidades geradas em um centro de inovação: “A interação que acontece dentro do centro é fundamental para o desenvolvimento dos negócios, pois facilita o relacionamento entre empreendedores e a troca de experiências, a qual acontece de forma espontânea, favorecendo a cultura de colaboração. Dessa forma, conseguimos promover atalhos ou soluções na jornada dos empreendedores, tornando-a menos solitária através do networking”, afirma Cândido.

Uma das empresas residentes do CIA Sapiens Parque é a Openbox, que escolheu o espaço de inovação como sua casa desde 2019, mesmo ano de sua fundação, segundo o CEO Mauricio Rodrigues. A fintech, voltada para o fortalecimento da gestão financeira de pequenas e médias empresas, participa da incubadora e se graduará ainda neste mês de novembro. “Estar neste ecossistema é base fundamental para o desenvolvimento e crescimento da Openbox na busca de escala do seu negócio”, acrescenta Rodrigues.

O CIA Sapiens Parque, além de toda estrutura de apoio empresarial, possui restaurante, cafeteria, bicicletário e estacionamento para até 68 veículos.

Para conhecer o Centro de Inovação ACATE Sapiens Parque, agende sua visita presencial ou faça um tour virtual.

Saiba mais também sobre os Centros de Inovação ACATE Downtown e Soho.