FAPESC lança edital de 9 milhões para incentivo ao empreendedorismo universitário inovador
Programa terá como foco a criação de incubadoras e pré-incubadoras nas instituições de ensino superior
A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC) lançou no dia 21 de setembro o Programa de Incentivo ao Empreendedorismo Inovador nas Universidades. O projeto que tem um investimento estimado em R$ 9,5 milhões, busca incentivar a criação de incubadoras e envolver os estudantes de graduação, egressos recém-formados e jovens pesquisadores dos cursos de pós-graduação no desenvolvimento de ideias e na formação de novas empresas, e consequentemente emprego e renda para o estado.
Como participar
Cada Instituição de Ensino Superior de Santa Catarina (IES) poderá apresentar até cinco propostas. A submissão deve ser feita entre 21 de setembro e 21 de outubro de 2021 na Plataforma da Fapesc. O edital completo ficará disponível no site da Fapesc. Serão contempladas ideias inovadoras e sustentáveis que impactem de forma positiva o meio ambiente, a comunidade e a economia, em todas as áreas do conhecimento.
FAPESC
A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina, Fapesc, é uma das instituições comprometidas a fomentar as ações de integração entre os Centros de Inovação do Estado. Esses centros costumam estabelecer elos entre pesquisa e mercado. Por isso, a ACATE é uma entidade parceira da Fapesc, órgão do governo estadual, que repassa recursos públicos para a execução de atividades de pesquisa, inovação, capacitação de recursos humanos e difusão de conhecimentos. Por meio desses recursos é possível contratar os bolsistas que atuam para o fortalecimento dos centros credenciados à Rede Catarinense de Centros de Inovação. Esse vínculo proporciona ao ecossistema de inovação um crescimento com base sustentável e consonante com as necessidades das empresas catarinenses que buscam aprimorar-se e renovar-se para fortalecer e fomentar o setor de tecnologia em Santa Catarina.